A Secretaria Municipal de Saúde de Angra dos Reis promoveu no sábado (8) o Dia D de imunização contra a poliomielite. A campanha ocorreu das 8h às 17h, e atendeu a cerca de 1,2 mil crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Os responsáveis compareceram a 36 postos de saúde munidos de documentos e das cadernetas de vacinação das crianças.
“Oferecer acesso às vacinas é crucial para diminuir as áreas com baixa cobertura vacinal, aumentar a imunização e garantir que todas as pessoas estejam protegidas contra doenças previsíveis. É um esforço contínuo para assegurar que nossa população, especialmente as crianças, tenha a melhor chance de um futuro saudável”, comentou a secretária executiva de Atenção Primária, Mariana de Souza.
A vacinação contra a poliomielite é fundamental para reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, garantindo que a doença permaneça erradicada. Atualmente, o Brasil está passando por um processo de transição, substituindo as duas doses de reforço da vacina oral contra a poliomielite (VOP) por uma dose de reforço com a vacina inativada (VIP). Essa mudança tem como objetivo aumentar a eficácia e a segurança da imunização, reforçando a proteção contra a poliomielite e contribuindo para a saúde pública. (Foto: Divulgação)