A estudante Maria Paula Silva Paiva, de 17 anos, de Volta Redonda, conquistou a nota 980 na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Aluna do Ciep 403 – Maria de Lourdes Giovanetti, no Açude II, Maria Paula mora no Retiro e teve um desempenho que provocou orgulho não só na comunidade escolar, mas também em sua família e nos amigos.
Estudante de um colégio integral, Maria Paula dedicou diariamente um tempo à revisão dos conteúdos de redação. Para ela, essa era uma prática que contribuiu para o seu excelente desempenho. “Alcançar uma pontuação tão elevada na redação é genuinamente gratificante e especial, sendo fruto de um esforço significativo. No que se refere à busca pela nota mil, percebo que há constantes oportunidades de aprimoramento, tanto na estrutura quanto na profundidade da argumentação. E acredito que esse contínuo aperfeiçoamento é essencial para atingir a nota mil”, ressaltou.
Para Maria Paula, ter foco nos objetivos e entender a estrutura do texto dissertativo-argumentativo é essencial para obter sucesso na prova de redação. “Além de ampliar o repertório de argumentos por meio da leitura diversificada e, principalmente, manter a calma durante a prova, gerenciando eficientemente o tempo disponível”, concluiu. Pai da adolescente, Israel Magela Paiva destacou que ver que a dedicação da filha rendeu frutos no Enem é motivo de grande alegria para todos. “Saber que ela se inspira na força das mulheres de nossa família é tocante. Expresso minha sincera gratidão aos professores de sua escola, especialmente para a professora Rozane pelo comprometimento e dedicação, que foi fundamental pelo seu sucesso no Enem”, disse.
O Ciep 403 – Maria de Lourdes Giovanetti é o primeiro colégio do Corpo de Bombeiros Militar de Volta Redonda. No Brasil, apenas 60 candidatos obtiveram a nota 1.000, sendo que quatro deles são de escolas públicas. Dentre eles, está a estudante Maria Luiza Januzzi, de 17 anos, do Colégio Estadual Padre Sebastião da Silva Pereira, de Valença, que obteve nota máxima na prova.