A esperança da torcida do Volta Redonda de ver o time na Série B de 2023 se dissipou neste domingo (25). Precisando vencer por pelo menos três gols de diferença e ainda dependendo do resultado do confronto entre Mirassol-SP e Aparecidense-GO, o time não conseguiu fazer sequer a sua parte e saiu derrotado por 2 a 1 pelo Botafogo de Ribeirão Preto (SP), terminando na última colocação no grupo B na segunda fase do Brasileiro da Série C, que tornará a disputar no ano que vem.
O resultado classificou o Botafogo, ao lado do Mirassol, que, em casa, derrotou também por 2 a 1 o Aparecidense. No grupo C, o ABC de Natal (RN) e o Vitória (BA) garantiram o acesso à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. A decisão da Série C será entre Mirassol e ABC, primeiros colocados de cada grupo.
Ducha fria – Sabendo que a missão do Tricolor de Aço não era das mais fáceis, a torcida não se empolgou nem com a promoção de meia-entrada lançada pela diretoria. Apenas 1.902 torcedores compareceram ao Raulino de Oliveira (792 pagantes e renda de R$ 7,3 mil).
E, para quem precisava não somente vencer, mas cravar uma diferença inicialmente de três gols, o Voltaço levou uma ducha fria logo aos 10 minutos de jogo. Num vacilo defensivo, o atacante Salatiel, da equipe paulista, levou a melhor frente a Thomas Kayck e o goleiro Dida, deixando Thiaguinho livre para marcar.
Depois disso, o Volta Redonda tentou se organizar, mas passou a ficar sujeito aos contra-ataques da equipe paulista, tendo dificuldades de criar oportunidades de empatar.
O time reclamou pênalti em dois lances. No primeiro, aos 31, Pedrinho e Jean Victor disputaram a bola na área e o atacante do Voltaço caiu. O árbitro Anderson Daronco mandou o jogo seguir. Quatro minutos depois, o árbitro consultou o VAR para analisar o lance em que Igor Bolt foi tocado na área depois de uma arrancada pela esquerda. E mandou o jogo seguir de novo.
Erros – No segundo o tempo, apesar do esforço, o Volta Redonda em nenhum momento se mostrou organizado para dar alguma esperança de reverter o placar e encerrar sua participação sem derrota.
Apesar das mudanças promovidas pelo técnico Rogério Corrêa, o time não se encontrou e ainda viu o Botafogo quase ameaçar em dois momentos: aos 24, em cobrança de falta por Gustavo Xuxa, que o goleiro Dida conseguiu espalmar para escanteio, e 32, quando Bruno Michel chegou a driblar Dida, mas finalizou de forma bisonha.
Com o passar do tempo, o Voltaço foi diminuindo seu ímpeto e viu o time paulista marcar o segundo aos 42: Gustavo Xuxa acertou a trave e, na volta, Diogo fez 2 a 0.
Num lance semelhante, o Voltaço diminuiu: Luciano Naninho acerta a trave e, no rebote, Pedrinho chutou forte: 2 a 1.
O apito final veio em seguida. O Voltaço viu o adversário festejar, em seus domínios, o acesso à Série B. Para o Tricolor de Aço, resta fazer as tradicionais análises – quem fica e quem sai – e começar a pensar em 2023 para, quem sabe, subir em 2024. (Foto: Divulgação / VRFC)