Volta Redonda esteve com todas as 46 unidades da Atenção Básica abertas neste sábado (19), das 8h às 17h, para o Dia D de prevenção à saúde. O atendimento foi para a intensificação da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e atualização do Cartão Vacinal das crianças de seis meses a menores de cinco anos, além de ações do Outubro Rosa. As unidades ofereceram coleta de preventivos dentro da faixa etária de 25 a 64 anos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, e, ainda, exame das mamas e solicitação de mamografia para mulheres acima de 50 anos.
O prefeito do município, Samuca Silva, destacou que a estratégia de abrir as unidades da Atenção Básica no sábado, durante o dia todo, facilita o acesso da população. “Estamos oferecendo total apoio à campanha de vacinação para que Volta Redonda cumpra a meta do Ministério da Saúde. É importante que as crianças tomem a vacina e as mulheres realizem exames preventivos. Temos unidades de saúde espalhadas por todos os bairros de Volta Redonda, abertas no sábado”, disse o prefeito.
A vacinação contra o sarampo é uma estratégia importante para ampliar a imunização e interromper a circulação do vírus pelo país. A primeira fase da intensificação, voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos, vai até a próxima sexta-feira (25) e a segunda etapa, vai de 18 a 30 de novembro, sendo o Dia D em 30 de novembro (sábado). Desta vez, a vacina estará disponível para o adulto jovem, na faixa etária de 20 a 29 anos.
A mãe da pequena Rayssa de Souza, de apenas um ano, Daniele Aparecida de Souza, levou a filha para tomar a vacina na unidade de saúde do bairro Jardim Paraíba. “É muito importante imunizar as crianças desde cedo. Eu aproveitei o dia e trouxe a Rayssa para colocar o cartão vacinal dela em dia”, contou.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Milene Paula de Souza, afirma que, para interromper a circulação do vírus, a população deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa. “Para garantir a vacinação, é necessário que os pais apresentem o cartão vacinal e o cartão SUS da criança”, alertou, acrescentando que a estimativa foi de vacinar 5 mil crianças neste sábado em todo o município.
O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, lembrou que, apesar de Volta Redonda não ter registro de casos de sarampo, é importante vacinar as crianças. “Somente ampliando a imunização vamos fazer frente à reintrodução do sarampo na nossa região”, afirmou.
OUTUBRO ROSA
Além da oferta de exames nas unidades da Atenção Básica, neste sábado, também aconteceram ações de prevenção na Policlínica da Mulher, no Aterrado. As mulheres na faixa etária alvo da campanha, com agendamento prévio, também fizeram coleta de preventivo, exame das mamas e receberam solicitação para mamografia.
Neste sábado, as mulheres que foram fazer o exame, na Policlínica da Mulher, contaram com dicas de nutricionista, maquiagem e design de sobrancelhas. A recepcionista Carli Lacerda, disse que todo o atendimento é excelente. “É lindo ver esse trabalho sendo realizado. Sei que é importante, pois recentemente perdi uma amiga vítima de câncer e promover ações para que as mulheres evitem essa doença é muito legal. Estão todos de parabéns”, contou.
Quem também esteve no local e ficou satisfeita foi a psicóloga Dina Arrais, que lembrou que a prevenção faz parte de uma boa saúde para a mulher. “Desde o atendimento na recepção até a consulta com a médica, tudo está sendo feito da melhor forma para atender as mulheres e fazer nos sentirmos à vontade”, acrescentou.
“Convencer as mulheres da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer ginecológico e de mama é o principal objetivo do Outubro Rosa. Para isso, intensificamos a oferta de exames no mês para o público alvo da campanha”, finalizou o secretário Alfredo.