O Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) passará por uma grande reforma na infraestrutura. Todos os recintos serão reformados e a área de manejo dos animais ampliada, visando o bem-estar das mais de 300 espécies hospedadas no local.
A obra, que será licitada em fevereiro de 2025, prevê ainda a construção de um serpentário, duas novas áreas para piquenique e novo banheiro para os visitantes.
De acordo com o diretor do Zoo-VR, o biólogo Jadiel Teixeira, a obra orçada em R$ 5 milhões tem previsão de ser iniciada no primeiro semestre de 2025, entre maio e junho. A obra deve durar um ano e seis meses por ser em etapas.
“O prefeito Neto aprovou a reforma e estamos empolgados com a obra, que vai garantir melhorias estruturais nos 41 recintos. Além do novo banheiro, os que já existem serão reformados para oferecer mais conforto às famílias, principalmente aquelas com crianças” disse o diretor, acrescentando que o Zoo-VR irá funcionar normalmente durante a obra. “Vamos realizar essa reforma por partes para não atrapalhar o funcionamento do espaço”, citou.
O projeto de reforma do Zoológico Municipal começou em 2023; com isso, a equipe de médicos-veterinários e biólogos separaram recintos para facilitar o deslocamento dos animais.
“Desde quando iniciamos o projeto de reforma, começamos a deixar alguns recintos vazios já pensando no manejo dos animais, e hoje temos por volta de um terço de recintos vazios; assim, podemos fazer a reforma por módulos. Dessa forma não comprometemos o bem-estar dos animais hospedados”, explicou Jadiel.