As cirurgias de catarata do projeto “Revi-VER”, da prefeitura de Volta Redonda, foram retomadas nesta terça-feira (20). A expectativa é que até sexta-feira (23) 480 procedimentos sejam realizados em um centro cirúrgico oftalmológico móvel instalado na Ilha São João. Ao todo, mais de 12 mil cirurgias foram realizadas.
Além das cirurgias, a previsão é que 200 pessoas que já se submeteram ao procedimento no mês passado retornem para avaliação médica. Outras 450 passarão por exames pré-operatórios de biometrias ópticas, utilizados para o cálculo preciso das lentes intraoculares a serem implantadas durante a cirurgia de catarata. Todos os procedimentos acontecem pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Ao longo desta nova etapa do projeto também serão realizados procedimentos de YAG laser, popularmente conhecidos como “limpeza da lente”, e necessários em alguns casos após a cirurgia. Este serviço era realizado na Policlínica da Cidadania, mas, para zerar a fila de espera a Secretaria Municipal de Saúde está convocando os pacientes que aguardam pelo tratamento.
Pode se inscrever no programa qualquer morador de Volta Redonda que já tenha sido diagnosticado com catarata. A pessoa ou algum parente deve procurar o Dipa (Departamento de Informação, Programação e Avaliação), que fica na sede da Secretaria de Saúde, no prédio do antigo Hospital Santa Margarida, no bairro Niterói. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário levar o Cartão SUS ou CPF e documento com foto do paciente.
Os que já fizeram cadastro para cirurgia devem aguardar a convocação da Secretaria de Saúde, através de comunicação oficial. (Foto: Divulgação)