A prefeitura de Volta Redonda perdeu na Justiça e continuarão fechadas academias, clubes e parques da cidade, ao menos por enquanto. A informação foi divulgada em live na noite desta quinta-feira (23), nas redes sociais do prefeito Samuca Silva, que afirmou que vai recorrer.
O município entrou com um pedido de autonomia na Justiça, para que pudesse tomar decisões sem depender do acordo firmado com o Ministério Público, o que foi negado pelo juiz.
Com isso, vale o último acordo, onde, em determinados casos, a prefeitura pode seguir o decreto estadual (o que permitiu a reabertura da rodoviária e das igrejas). Recentemente, o governador Wilson Witzel assinou um decreto, que permite o funcionamento das academias no estado nas áreas com baixa circulação do vírus, o que não é o caso de Volta Redonda.
As cidades da região que estão com o serviço funcionando, não seguem o decreto estadual, mas não estão impedidas pela Justiça.
Painel de indicadores
A Secretaria Extraordinária da Covid-19 lançou, na terça-feira (21), nova nota técnica e painel de indicadores sobre a pandemia de coronavírus no estado do Rio de Janeiro. Na atualização, as regiões Metropolitanas I e II, Baixada Litorânea e Noroeste evoluíram para a chamada “bandeira amarela”, que indica baixo risco. Já as demais regiões permanecem no estágio moderado, na “bandeira laranja”. O Pacto Covid RJ é um dos estudos utilizados para basear decisões governamentais. As medidas relacionadas ao nível de risco são apenas recomendações, podendo ser levadas em conta ou não nos decretos oficiais.
Na pontuação geral, o Estado do Rio de Janeiro se encontra na faixa de cor amarela, equivalente ao nível de risco baixo. Porém, considerando a diferença da curva epidêmica em todo o estado, é necessária uma análise regional para a tomada de decisão na esfera local. O avanço de algumas regiões para a bandeira amarela reflete a notável redução do número de casos e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e das taxas de ocupação de leitos destinados à Covid-19.
Já nas regiões Norte, Serrana, Centro-Sul, Médio Paraíba e Baía da Ilha Grande, o cenário epidemiológico aponta para faixa de cor laranja, correspondendo ao risco moderado. A pontuação geral dessas regiões foi impactada pelo aumento no número de óbitos por SRAG e, principalmente, pelo aumento na taxa de positividade para Covid-19.
A nova versão do Pacto Covid RJ traz dados apurados no dia 17 de julho, correspondentes à Semana Epidemiológica (SE) 27, e compara com dados anteriores à SE 25, considerando o tempo da atualização de informações para maior consistência do resultado encontrado.
Fotos – Reprodução