A gravidez é um dos momentos mais importantes para aquelas mulheres que desejam ter filhos. Porém, em alguns casos, durante complicações durante o período pré-natal ou até mesmo no parto podem torná-la este momento especial em uma gravidez de alto risco. Para lidar com essas complicações que podem ser para a gestante, para o feto, ou para ambos, é fundamental que haja um acompanhamento de uma equipe experiente e multidisciplinar.
O obstetra Alberto Uba, que atende pela LIV Saúde e opera no Hospital Santa Cecília, é especializado em gravidez de alto risco, explica quais são os principais fatores que levam a uma gravidez de alto risco, como complicações em gestações anteriores, hipertensão, diabetes, obesidade, doenças crônicas, doenças que diminuem a imunidade, múltiplos abortos, doenças cardíacas e reumatológicas. Além disso, pacientes acima de 35 anos também merecem uma atenção especial.
– Além dos cuidados rotineiros, em uma gravidez de alguns exames mais específicos podem ser necessários. Também é importante ter um acompanhamento de uma equipe multidisciplinar – explica o médico.
Essa equipe pode variar de acordo com os cuidados que a gestante e o feto precisarem. Por exemplo, pode ser necessária a participação de nutricionistas, psicólogos, enfermeiras obstétricas, fisioterapeutas e médicos especialistas como cardiologistas, neurologistas, pneumologistas, reumatologistas, endocrinologistas, entre outros.
Uba também esclarece uma dúvida de muitas gestantes: é possível ter um parto normal quando a gestação de alto risco? “É, totalmente possível. Claro, dependendo das condições e tipo de risco e de quanto a doença de base está controlada”, esclarece o médico, que valoriza também o parto humanizado.
Confira outras dicas em gestão de altos riscos, sendo que a maioria delas também se aplica para todas as gestações:
Visitas mais frequentes ao obstetra. Em uma gravidez de alto risco é importante ter um acompanhamento mais próximo;
Uma dieta equilibrada é ainda mais importante, o que ajuda também em outro aspecto: o controle de peso;
Repousar mais;
Não ingerir bebidas alcoólicas ou fumar.