A volta-redondense Ana Júlia de Andrade Oliveira, de 16 anos, nova Miss Teen eleita pelo Miss Mister Top Star Brasil 2021, ressaltou que a cultura dos concursos de beleza está cada vez mais em evidência na região. Segundo ela, a competição não é apenas pela aparência física, levando em consideração a postura diante a sociedade, incentivando ainda ações para causas sociais. Com o Miss Mister Top Star Brasil 2021, que ocorreu entre os dias 8 e 10 de outubro, Ana Júlia soma quatro títulos e já visa o quinto, se preparando para o Miss Universo Rio de Janeiro 2023.
A adolescente ganhou também o Miss Volta Redonda 2020, Mis Rio de Janeiro em janeiro de 2021 e o foi aclamada Miss Minas Gerais em fevereiro deste ano. “Neste último concurso, no qual fui eleita Miss Brasil, foi algo muito emocionante e importante para mim. No primeiro dia do concurso foi traje típico, o segundo biquíni e o terceiro de gala. Eles avaliaram nosso comportamento, não só entre as competidoras, mas também no dia a dia fora do hotel. Tive que me preparar para esse momento, foi difícil, mas usei toda técnica que aprendi e consegui trazer mais um prêmio pra minha cidade”, contou, acrescentando que esse concurso foi um divisor de águas.
De acordo com ela, a iniciativa para começar a competir em concursos aconteceu de forma natural, através de divulgações no Instagram. Após participar do primeiro, tomou gosto e não parou mais. “Minhas redes sociais começaram a crescer e ter mais movimentação. Outras franquias de concursos convidando para participar, jovens entrando em contato querendo saber como funciona e pedindo dicas. Dá para perceber que cada vez mais gente quer se informar e saber como concorrer”, disse.
Ana Júlia, que é moradora do bairro Sessenta, ressaltou que ter uma cultura crescente com concursos na região, com cada vez mais ganhadoras que representam as cidades do Sul Fluminense, é algo para se orgulhar. Um exemplo que ela citou foi o Miss Universo Rio de Janeiro 2023, que segundo ela, incentiva o crescimento pessoal. “Para concorrer neste concurso, além de ter que aprender inglês, também é necessário estar engajada em uma causa social, usar a faixa e a coroa para algo maior que nós mesmas. Temos que ter representatividade. É muito mais que um simples concurso de beleza”, falou.
A jovem ainda explicou que os concursos possibilitaram a ela um crescimento significativo no Instagram (@oliveiraa.anajulia). “O foco agora também é usar a internet para crescer como influencer, investir em marcas e parcerias para ter cada vez mais retorno e conseguir ajudar outras pessoas a crescerem também”, citou, dando uma dica para quem deseja concorrer. “Se preparar, acreditar em si e nunca desistir são coisas fundamentais para alcançar qualquer sonho”, finalizou.