No Sul Fluminense, cerca de 19.940 candidatos se inscreveram para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizadas neste domingo (5) e no próximo (12). No entanto, nem todos conseguiram chegar a tempo para conseguirem realizar o exame.
Em Volta Redonda, por exemplo, centenas de estudantes que iam em direção ao UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), no bairro Três Poços, tiveram que enfrentar um obstáculo que acabou sendo mais difícil que a prova: o trânsito na Avenida Paulo Erlei Alves Abrantes.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram como ficou a situação a caminho do local do exame. Em um deles, mostra o momento em que os portões se fecham, com alguns, infelizmente, não conseguindo chegar a tempo. Outro mostra uma menina voltando à pé para a casa, se derramando em lágrimas.
As provas serão aplicadas em dez cidades da região: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Miguel Pereira, Paraty, Resende, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda. O Enem é composto por uma prova de redação e quatro provas com 45 questões objetivas cada: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. Neste domingo (5), são aplicadas as provas de linguagens e ciências humanas, junto à redação, sendo no seguinte (12), as de matemática e ciências da natureza.