O prefeito Antonio Francisco Neto recebeu nesta quarta-feira (17) o chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Casa Civil, Marcos Salles, e o ex-atleta paralímpico e superintendente de ações da Pessoa com Deficiência do governo do estado do Rio de Janeiro, Anderson Lopes. O encontro, que aconteceu no Palácio 17 de Julho, serviu para estreitar laços e firmar uma parceria entre a prefeitura e o Estado, a fim de promover a realização de ações voltadas às pessoas com deficiência, entre elas o retorno da Olimpede (Olimpíada da Pessoa com Deficiência) em Volta Redonda.
A reunião contou com a participação do secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Pastor Washington Uchôa; da secretária e o subsecretário da SMEL (Secretaria de Esporte e Lazer), Rose Vilela e Daniel Alves; do assessor especial do prefeito, Deley de Oliveira; e do vereador Ednilson Azevedo, o “Vampirinho”.
“Queremos melhorar a captabilidade de atendimento. O governador Cláudio Castro quer ampliar o atendimento, principalmente no interior. Por isso, estamos com um orçamento de R$ 20 milhões para fazermos convênios com instituições, associações e comunidades terapêuticas. Teremos uma feira itinerante para pessoas com deficiência, onde haverá uma série de atividades, como: tecnologias assistivas, palestras e serviços que o Estado oferece, além de shows, esportes e etc. Esses eventos vão ocorrer em quatro cidades do interior, e uma delas é Volta Redonda”, anunciou Salles, que elogiou a atitude do prefeito Neto em criar uma Secretaria ligada à pessoa com deficiência.
“Isso é raro. Poucas cidades e pessoas possuem este olhar. E fizemos questão de parabenizá-lo pessoalmente”, completou. Neto agradeceu o empenho de todos na busca pela reconstrução de Volta Redonda. “Estamos fortalecendo o social de nossa cidade, buscando retomar os cuidados com a pessoa com deficiência. Temos um sonho de tornar Volta Redonda referência e agora com a secretaria municipal e a parceria com o governador Cláudio Castro será mais fácil”, disse Neto.
Retomada da Olimpede – Um dos assuntos discutidos foi a retomada da Olimpede. “A Olimpede foi um dos maiores eventos sociais do país. Até por este trabalho do prefeito Neto, estamos aqui para ser parceiro desta nova empreitada que ele, o Deley e a Rose querem implementar na cidade. Vamos reconquistar a inclusão que Volta Redonda sempre foi um exemplo para o país. Este é o grande desafio do governo Neto e Claudio Castro; trazer dignidade novamente às pessoas com deficiência”, disse Anderson, reforçando que como medalhista paralímpico, não poderia deixar de apoiar a iniciativa.
O secretário da Pessoa com Deficiência, Pastor Washington Uchôa, também comentou a importância da retomada da Olimpede, principalmente para inclusão e autoestima dos participantes. “Convivo com essas pessoas com deficiência e sei como eles se sentiam valorizadas. Além disso, tenho ido semanalmente aos Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e lá eu vejo que alguns deficientes não conseguem sair do bairro e vir até as áreas centrais; por uma questão de transporte. Às vezes, o elevador no ônibus não funciona ou o motorista não tem aquela paciência de pegar o cadeirante. Então estamos dando os primeiros passos, e, sem dúvidas, vamos dar muitos outros com esta parceria com o Governo do Estado”, enfatizou.