O Instituto Dagaz, de Volta Redonbda, abriu inscrições para um curso gratuito de capacitação em acessibilidade. A iniciativa faz parte dos projetos “Cinestesia as Margens” e “Cine Clube Dagaz”, que já beneficiou mais de 1,2 mil alunos da rede pública e diversos grupos de interesse, em parceria com as secretarias estadual e Municipal de Cultura. O projeto estreou no dia 15 de junho, com a exibição do filme “A Bicicleta do Vovô”, que atraiu mais de 500 espectadores. Recentemente, o projeto esteve em Vassouras, durante a Semana do Patrimônio Cultural, e tem planejadas exibições em Pirai, Quatis, Barra do Piraí, Mendes e Porto Real.
“Todos os nossos projetos já incluem acessibilidade, mas agora temos a obrigação de capacitar nossa equipe. Estamos oferecendo essa oportunidade para que todos compreendam a relevância da acessibilidade e promovam a igualdade de participação no acesso aos bens culturais. É uma chance de tornarmos a cultura realmente acessível”, disse Márcia Fernandes, do Dagaz.
Juliana Silva, assistente social do instituto, também reforça a importância do curso: “Nossa primeira capacitação na Apae foi um sucesso, e agora queremos alcançar ainda mais pessoas. Qualquer pessoa ou grupo interessado pode agendar e participar das capacitações nas instituições parceiras”.
O Instituo Dagaz tem sede no Ciep 299 (Rua Bartolomeu Bueno da Ribeira), no Santo Agostinho, Volta Redonda, e funciona das 9 às 17h. O telefone para contato é (24) 3013-0519.
Agenda das próximas capacitações:
Apadefi: 31 de agosto (sábado), das 8 às 12h
Local: Av. Gen. Euclides Figueiredo, 350 – Retiro
Apada: 14 e 21 de setembro (sábados), das 8h às 12h
Local: Rua Rio Paraíba, 64 – Água Limpa
Apadem: 5 de outubro (sábado), das 8h às 12h
Local: Av. Beira Rio, 413 – Voldac
Para mais informações e inscrições, os interessados devem entrar em contato com as instituições parceiras.