A Secretaria de Saúde de Volta Redonda iniciou a vacinação de crianças da rede municipal de ensino contra a Covid-19. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a vacinação vem sendo feita deste a última quinta-feira (4). Os alunos da Escola Municipal Sergipe foram os primeiros a receber o serviço de imunização.
Os pais estão recebendo da direção das escolas um folheto informativo sobre a vacinação com um pedido de autorização para vacinar as crianças no ambiente escolar. Estão sendo imunizados alunos de 5 a 11 anos e a estimativa da Saúde é vacinar 1,6 mil crianças desta faixa etária, já com autorização dos pais.
Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal, está ainda disponível uma repescagem de primeira dose, além de ter sido aberta a possibilidade de as pessoas completarem o esquema vacinal com a aplicação da segunda dose dos imunizantes CoronaVac e Pfizer.
Até o momento, a Secretaria de Saúde aponta que mais de 12 mil crianças já receberam o imunizante em Volta Redonda. A vacinação no ambiente escolar está sendo feita após o recreio dos alunos. As primeiras escolas municipais atendidas são as do ensino fundamental II – do 6º ao 9º ano.
A diretora do Colégio Delce Horta Delgado, Fátima dos Santos Romão, onde a vacinação foi realizada nesta segunda-feira (28) considera de “grande relevância” a vacinação dos alunos. “Nesta faixa etária, de 5 a 11 anos, a imunização é fundamental para diminuir a transmissibilidade da doença”, disse.
Marina Gama Poly, de 11 anos, primeira a receber a vacina na escola, defendeu a vacinação. “Acho importante se vacinar e receber a dose na escola foi diferente. Minhas amigas estiveram perto de mim, sendo um momento especial”, comentou.
“Tomei a segunda dose da vacina e fiz isso não só por mim, mas por todos. É muito importante vacinar, quero pedir que todas as crianças se vacinem para ficarem mais protegidas contra a Covid-19”, acrescentou Talles Henrique Pinheiro Toledo, também de 11 anos, que recebeu a segunda dose.
A vacina contra a Covid-19 continua sendo ofertada em todas as 46 unidades básicas de saúde. Primeiras e segundas doses são aplicadas das 9h às 16h. Algumas unidades funcionam com horário estendido, até as 18h30min: 249, Siderlândia, Jardim Paraíba, São Geraldo, Vila Rica/Tiradentes, Açude 1, Vila Mury, Santa Cruz, Santo Agostinho e Volta Grande.
Nos postos de saúde, as crianças de 5 a 11 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis legais. Os documentos necessários são caderneta de vacinas, CPF ou cartão SUS da criança. (Foto: Cris Oliveira)