O prefeito Antonio Francisco Neto confirmou nesta sexta-feira (8) o retorno da Olimpede (Olimpíada da Pessoa com Deficiência) em Volta Redonda. O anúncio aconteceu durante as comemorações pelos 66 anos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) na cidade. O aniversário da instituição é celebrado no dia 9 de abril.
Segundo o prefeito, o retorno será possível com o apoio do governo do estado. “Vamos conseguir retomar a Olimpede, repetir o festival Paralímpico realizado ano passado e ajudar a acabar com a fila de espera de pessoas que hoje aguardam para entrar na Apae. Estamos fortalecendo o social de nossa cidade, retomando os cuidados com a pessoa com deficiência e os valorizando. Temos o sonho de transformar Volta Redonda uma referência nacional e, com mais cidadania, tenho certeza que iremos conseguir alcançar aquilo que já fomos um dia”, afirmou Neto.
A secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, celebrou o retorno da Olimpede e anunciou novidades na área de esporte paralímpico. “É com muita emoção e alegria que nós vamos retomar a Olimpede. É um evento que tem todo o nosso carinho e capacidade técnica de realização. A outra novidade é que já nos inscrevemos para o Festival Paralímpico 2022, um evento em que todo o Brasil participa, e realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), no dia 24 de setembro, das 8h às 12h”.
Ela acrescentou ainda que haverá o Projeto Paradesporto – programa do governo estadual -, que vai trazer para a cidade profissionais para treinar pessoas com deficiência para a participação na Olimpede e no Festival Paralímpico.
Olimpede 2022 – A Olimpede é um dos maiores eventos sociais do país e neste ano acontecerá de 4 a 6 de novembro. Haverá provas de atletismo, natação, tênis de mesa, futsal, judô, jogos de tabuleiro (dama, xadrez e dominó), circuito de habilidades, vôlei sentado, goalball, parabadminton e a novidade desta edição: parataekwondo. As disputas serão na Arena Esportiva do bairro Voldac, no Parque Aquático Municipal e em diversos ginásios espalhados pela cidade.
Na edição anterior, realizada pela última vez em 2015, participaram cerca de três mil paratletas, representando 51 cidades de cinco estados – Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Pará.
Mais detalhes sobre a competição serão definidos em um congresso técnico, previsto para junho. (Foto: Divulgação)