A prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aplicou no primeiro dia de vacinação infantil, 260 doses pediátricas contra a Covid-19. Crianças com comorbidades ou deficiência permanente têm prioridade na campanha de imunização.
A vacinação é destinada a crianças de 05 a 11 anos de idade e continua nesta terça-feira, dia 18, das 09h às 16h, em duas unidades escolares: Colégio Delce Horta Delgado, no bairro Aterrado, e João XXIII, no Retiro.
As crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis legais. É necessário apresentar os seguintes documentos: caderneta de vacinação, CPF ou cartão do SUS da criança. Além do laudo ou receita médica que comprove a comorbidade ou deficiência.
A vacina utilizada na imunização infantil é da farmacêutica Pfizer. O Ministério da Saúde recomenda que a segunda dose seja ministrada no intervalo de até oito semanas.
O coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, o médico sanitarista Carlos Vasconcellos, explicou que a vacinação infantil vai prosseguir no município enquanto houver estoque do imunizante.
Sobre a abertura da vacinação para crianças em geral, o médico esclareceu que Volta Redonda depende do envio de novas remessas do Governo Federal para ampliar a imunização. A distribuição das doses é feita pelo governo estadual.
Têm direito à vacinação prioritária, crianças que apresentem as seguintes condições clínicas:
– Deficiência motora ou intelectual permanente
– Crianças com Transtorno do Espectro Autista
– Doenças pulmonares, inclusive asma
– Doenças cardiológicas e hipertensão
– Doenças imunológicas e autoimunes
– Transplantados de órgãos sólidos
– Crianças com Síndrome de Down
– Crianças com obesidade severa
– Crianças institucionalizadas
– Doenças neurológicas
– Imunossuprimidos
– Diabetes