O Volta Redonda não conseguiu um resultado positivo diante do Bahia, na tarde desta terça-feira (11), no Estádio Raulino de Oliveira. O Tricolor de Aço foi derrotado por 2 a 1, na primeira partida pela terceira fase da Copa do Brasil. O plano de sair com alguma vantagem para o jogo de volta, no próximo dia 27, às 19h, na Fonte Nova, fracassou. Fora de casa, o time comandado por Rogério Corrêa terá de vencer por pelo menos um gol de diferença para, ao menos, levar a decisão para os pênaltis.
O jogo disputado no Estádio Raulino de Oliveira teve um detalhe interessante: os três gols foram marcados por jogadores que se chamam Gabriel. Biel (Gabriel Teixeira) abriu o placar para o time baiano no primeiro tempo. Gabriel Bahia empatou e Gabriel Xavier deu a vitória ao visitante.
Também houve uma surpresa na partida. O atacante Lelê, estrela do Voltaço no Campeonato Carioca, que se transferiu para o Fluminense, apareceu no Raulino para prestigiar seu ex-clube.
Com público presente de 2.249 torcedores (renda de R$ 35.360), o primeiro tempo do confronto foi equilibrado e não teve muitas chances claras de gol. Foi o Bahia que soube aproveitar a melhor que teve.
Aos 38 minutos, o time usou do contra-ataque para abrir o placar. Everaldo deu um passe perfeito e achou Biel em ótima posição. O atacante recebeu na área e chutou sem chance de defesa para o goleiro Vinícius Dias.
Na etapa final, o Voltaço retornou com disposição para buscar o empate, que poderia ter saído aos 12 minutos. Numa saída errada do time baiano, a bola ficou com Berguinho, que ajeitou bem, mas chutou em cima do zagueiro Kanu.
No entanto, um minuto depois, veio o gol de empate. Na cobrança de escanteio, Caio Vitor cruzou certeiro para Gabriel Bahia na área e o zagueiro usou a cabeça para fazer 1 a 1.
Mas nem houve tempo para comemorar. O Bahia voltou a ficar na frente logo aos 16 minutos, quando Biel cobrou falta e Gabriel Xavier, também de cabeça, mandou para o fundo da rede.
O gol do adversário deixou o Voltaço visivelmente atordoado, mas, aos poucos, o time foi se recompondo e teve pelo menos duas chances de empatar. De retorno ao time, Marcelo fez Marcos Felipe trabalhar aos 27, cabeceando em cima do goleiro a bola cruzada por Caio Vitor. Dois minutos depois, Marcos Felipe fez uma grande defesa em conclusão de Júlio César, com a bola ainda tocando o travessão.
A pressão continuou e outra chance de empate veio aos 35, quando Marcelo perdeu uma chance incrível, concluindo para fora de frente para o gol.
À esta altura, o Bahia já estava mais preocupado em garantir o resultado do que propriamente surpreender o Voltaço com um contra-ataque. A estratégia, apesar do sufoco, garantiu ao time baiano a vitória e a vantagem para o jogo em casa. (Foto: Raphael Torres)