“Abbiamo un sogno nel cuore, Brusque ritorna campione”. Bastaram 7 minutos de jogo para um descendente italiano, torcedor do Brusque, postar na página do clube do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, seu otimismo em relação ao jogo com o Volta Redonda, pela Série C do Campeonato Brasileiro. “Temos um sonho no coração, Brusque é campeão novamente”, diz a mensagem, em tradução literal, dando uma ideia da facilidade que o time catarinense esperava diante do Volta Redonda, na noite deste domingo (14).
Exageros de torcedores à parte, visto o nível técnico do time da casa, o fato é que o Voltaço, mais uma vez, desanimou sua torcida logo no início do confronto pela terceira divisão do Campeonato Brasileiro. Na primeira e única oportunidade que teve no primeiro tempo, o time da casa abriu o placar.
A bola foi cruzada da esquerda. Guilherme Queiroz recebeu, Bruno Barra tentou, mas não conseguiu afastar e o atacante mandou para o fundo da rede, no canto direito do goleiro Vinícius Dias, aos 7 minutos.
Com o movimento do placar, era de se esperar que o Voltaço saísse em busca do empate, mas o que se viu foi o time com as mesmas dificuldades das partidas anteriores: a equipe não se encontra, não consegue fazer a transição da defesa para o ataque de forma consistente. Ou seja, esbarra mesmo contra adversários visivelmente limitados, como é o caso da equipe catarinense, que também não soube se valer da vantagem para criar outras chances na etapa inicial. O insosso primeiro tempo terminou com a vantagem do time da casa, sem maiores méritos.
Outro gol no início – Mas bastou a bola rolar no segundo tempo para, de novo, na primeira chance, o Brusque ampliar o marcador. Novamente aos 7 minutos, mesmo de forma desajeitada, Madson fez 2 a 0, expondo a fragilidade defensiva do Tricolor de Aço.
Com o segundo gol, Brusque ganhou confiança e aumentou a pressão no ataque. Resultado: cinco minutos depois de ampliar, o time de Santa Catarina chegou ao terceiro, desta vez de pênalti. Após ser derrubado na área, Jhemerson cobrou o pênalti no canto esquerdo de Vinícius para cravar 3 a 0 no placar.
O Voltaço conseguiu diminuir somente aos 27, com Henrique Silva, após cobrança de escanteio e depois de três mudanças no time feitas por Rogério Corrêa. A prova de que o Brusque é limitado veio aos 32 minutos, quando o Tricolor de Aço chegou ao segundo gol, com Douglas Skilo, aos 32, que diminuiu para 3 a 2.
O esboço de reação ficou só mesmo na tentativa. O time da casa se esforçou para garantir a vitória, enquanto o Voltaço tentava, ao menos, arrancar um empate. Não teve êxito, mais uma vez pagando caro por seus próprios erros.
O próximo jogo do Voltaço será contra o América-RN, às 19h, no Raulino de Oliveira. Vai ser a chance de buscar sua primeira vitória e, quem sabe, dar a partida a uma recuperação na Série C. (Foto: Reprodução / Facebook VRFC / thfotoo)