Depois de oito anos, o Volta Redonda finalmente conquistou sua tão sonhada vaga na Série B do Campeonato Brasileiro. Depois de vencer o Botafogo-PB por 2 a 1 no sábado (28), o Tricolor de Aço teve o acesso carimbado pelo Remo, que na tarde deste domingo (29), derrotou o São Bernardo-SP por 1 a 0, no Estádio do Mangueirão ocupado por nada menos que 50 mil pessoas.
A classificação do Tricolor de Aço veio a dois dias do aniversário da conquista da Série D. Em 1º de outubro de 2016, o Volta Redonda garantiu sua passagem para a Série C ao golear o CSA de Alagoas por 4 a 0 no Estádio Raulino de Oliveira.
A Série C ainda não terminou. Na última rodada do quadrangular final, no próximo sábado (5), o Voltaço – que segue em primeiro no grupo B pelo saldo de gols, com 9 pontos – enfrenta o São Bernardo no Estádio Primeiro de Maio. Já o Remo vai a João Pessoa enfrentar o Botafogo-PB. O resultado dos dois jogos vai definir se o Voltaço ou o Remo vai para a decisão do campeonato.
Linda festa – O jogo no Mangueirão evidenciou, mais uma vez, a paixão da torcida do Remo (e não é diferente com outro time local, o Paysandu). Os torcedores se mobilizaram desde cedo. O ônibus que levou os jogadores do hotel ao estádio foi recepcionado por milhares de pessoas vestidas com a camisa do Leão. Nas arquibancadas, uma festa fabulosa, com direito a um lindo mosaico de incentivo ao time e de louvor a Nossa Senhora de Nazaré.
Com a bola rolando, o Remo desperdiçou oportunidades e garantiu a vitória depois de um baita susto: aos 47 do primeiro tempo, numa bola cruzada rasteira da direita, Kayke, do São Bernardo, soltou uma bomba da entrada da área, mas a bola explodiu na trave do goleiro Marcelo Rangel. A zaga aliviou, Raimar armou o contra-ataque e acionou Jardeson pela esquerdo. O atacante também cruzou rasteiro e Ytalo só teve que empurrar para o fundo da rede. A torcida do Leão explodiu.
No segundo tempo, o time paulista tentou buscar ao menos o empate, que lhe manteria com alguma chance de brigar pela classificação na rodada final, contra o Volta Redonda. Não deu. A torcida do Remo ficou alucinada a partir do apitado final. A mais de 3 mil km de distância, os torcedores do Voltaço comemoram também. (Fotos: Remo-Facebook e Reprodução You Tube TV Liberal)