Pelo menos 3755 mil animais entre cães e gatos foram vacinados neste sábado (16), na terceira etapa da campanha de vacinação antirrábica de Volta Redonda. Desse total, 2996 de doses foram destinadas aos cães e 759 para os gatos. A iniciativa da Secretaria de Saúde (SMS) vai até 30 de setembro e tem o objetivo de proteger os animais e evitar a transmissão da raiva para humanos.
Cães e gatos, a partir dos 3 meses de idade, devem ser vacinados contra a raiva – doença altamente letal, que pode ser transmitida para seres humanos. A vacinação acontece de forma itinerante durante cinco sábados, sempre das 8h às 17h, atendendo todas as regiões do município.
A vacinação foi realizada em oito unidades de saúde dos bairros Belvedere, Monte Castelo, Roma I e II, Rústico, São Geraldo, Siderópolis e Vila Rica/Tiradentes. Somando as três etapas já realizadas, 10.036 animais foram vacinados.
A coordenadora da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Janaina Soledad, explicou que a vacina antirrábica é a única forma de prevenir a enfermidade, fatal em quase 100% dos casos, e para manter os pets saudáveis.
No próximo sábado, dia 23, a vacinação estará disponível nas unidades de saúde dos bairros Açude I e II, Belmonte, Belo Horizonte, Mariana Torres, Padre Josimo, Retiro I e III, Vila Brasília; a Escola Amaral Peixoto (no bairro Retiro) e a Praça Nemem Elias Cury (bairro Vila Mury) também receberão os animais.
Feira de adoção – O Espaço ‘Família Animal’ deu novos lares a onze animais nessa última edição do evento, que aconteceu neste sábado (16), no acesso A do Shopping Park Sul. Sete cães e quatro gatos ganharam novos tutores.