A prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), baixou a idade do público-alvo da primeira dose da vacinação contra a Covid-19. Agora, adolescentes de 15 anos (sem comorbidades) começaram a ser imunizados e todas as 46 unidades de saúde estarão abertas para a imunização. As unidades dos bairros São João, 249, Vila Mury e Volta Grande vão até 21h30, enquanto as dos bairros Siderlândia, Vila Rica Tiradentes, São Geraldo e Santo Agostinho vão até 18h30.
Também estão sendo vacinados com a primeira dose: adolescentes acima de 15 anos (sem comorbidades), gestantes, puérperas e lactantes acima de 12 anos, adolescentes de 12 a 14 anos (com comorbidades) e jovens acima de 18 anos em repescagem.
Todos devem apresentar um documento de identidade, comprovante de residência, CPF ou cartão do SUS. As pessoas com comorbidades precisam estar munidas também de um laudo médico que comprove a condição clínica.
Outra novidade é a ampliação do público para terceira dose. Pessoas com alto grau de imunossupressão (imunossuprimidos) estão inclusas no cronograma de terceiras doses por determinação do Ministério da Saúde, além dos idosos acima de 70 anos.
O município deu início à aplicação da dose de reforço aos imunossuprimidos vacinados com a segunda dose até 19/08/2021. Idosos acima de 70 anos vacinados com a segunda dose até 23/03/2021 continuam recebendo a dose de reforço nas Unidades de Saúde.
Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; Pessoas vivendo com HIV/Aids; Pacientes em hemodiálise; Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias); Uso de drogas modificadas da resposta imune e Uso de corticóides em doses ->20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por _>14 dias.
As segundas doses das vacinas AstraZeneca (Oxford) e Pfizer/BioNTech estão sendo direcionadas para vacinados com a primeira dose até 26/06/2021 e a segunda dose da CoronaVac está suspensa até a chegada de novas doses.
O município oferta a intercambialidade de vacinas em caso de falta do imunizante AstraZeneca disponibilizando a segunda dose da Pfizer para as pessoas que iniciaram a imunização com AstraZeneca.