O município de Volta Redonda segue com a Campanha de Vacinação contra Influenza para atingir a meta de imunizar 90% da população alvo, cerca de 60 mil pessoas. As doses estão disponíveis em todas as 44 unidades da Atenção Básica, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
O foco neste período final de campanha está nas crianças de seis meses a quatro anos; gestantes em qualquer idade gestacional; e puérperas, até 45 dias após o parto. Os três grupos foram os menos imunizados durante a campanha, que começou em 24 de abril e já vacinou mais de 44.500 pessoas no município. A cobertura vacinal nestes casos está em torno dos 50%, quando o objetivo é chegar aos 90%.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Milene Paula de Souza, os idosos atingiram a marca de 88,1% de cobertura vacinal. “Temos certeza que vamos chegar e até ultrapassar os 90% de idosos vacinados”, afirmou, acrescentando que os trabalhadores da área de saúde e os professores foram vacinados além da meta.
O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, lembra que o público alvo da campanha é formado por parte da população considerada mais suscetível ao agravamento de doenças respiratórias,“por isso, temos que alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é vacinar 90% da população”, falou.
O prefeito do município Samuca Silva faz um apelo para que os pais levem as crianças às unidades de saúde para vacinar e também pede para as gestantes e puérperas do município procurem a imunização.
“O objetivo da vacina é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população. A vacinação é a medida mais efetiva para a prevenção da influenza grave e de suas complicações”, reafirmou Samuca.