Volta Redonda registrou uma queda de 39% no número de mortes violentas em 2024, em comparação com 2023. Houve também diminuições nos crimes contra o patrimônio como roubo de veículos (58%) e furto a transeunte (35%), esse último alcançando o menor índice histórico – que corresponde aos dados registrados desde 2003. Os números são do Instituto de Segurança Pública (ISP).
No ano passado foram registradas 43 mortes violentas (35 homicídios) na cidade, enquanto em 2023 o número chegou a 71. Essas mortes abrangem os homicídios dolosos, latrocínios (roubos seguidos de morte), lesões corporais seguidas de morte e mortes por intervenção de agentes do estado. Já o roubo de veículos caiu de 63 em 2023 para 26 em 2024 – o menor dos últimos nove anos.
Outro indicador estratégico de criminalidade que aponta avanços na segurança pública em Volta Redonda foi o aumento do cumprimento de mandados de prisão. De 2023 para 2024 houve um crescimento de 39%; de 222 mandados no ano retrasado, contra 309 no ano passado. O resultado é atribuído, entre outros fatores, à maior presença nas ruas de policiais e guardas municipais (devido a Operação Segurança Presente e ao Sistema Integrado de Segurança Pública).
Para o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, “o sucesso na segurança pública passa por todos esses elementos, começando pela integração entre as forças de segurança, os investimentos feitos pela prefeitura e o apoio da população”. (Foto: Divulgação)