As equipes da prefeitura de Volta Redonda estão nas ruas desde o fim da tarde da segunda-feira (9) para limpeza e desobstrução de ruas por conta das chuvas que atingem a cidade nos últimos dias. A Defesa Civil atendeu algumas ocorrências, mas não há registro de vítimas.
Profissionais da Secretaria Municipal de Infraestrutura trabalharam até às 2 horas da madrugada desta terça-feira (10) para a desobstrução do acesso ao bairro Candelária, devido à queda de uma barreira.
As equipes seguem realizando a raspagem e lavagem das vias, já tendo percorrido os bairros São Luiz, Três Poços (Parque Vitória e Colorado), Nova Primavera, São Sebastião, Santo Agostinho, Morro da Conquista, Santa Rita do Zarur e Caieiras, além do Parque do Contorno e a Fazenda Santa Cecília do Ingá.
A Defesa Civil precisou interditar um imóvel no Morro da Caviana, no bairro Santo Agostinho, onde ocorreram dois deslizamentos. Os moradores e familiares da residência já estão alojados em casas de parentes e amigos.
O sistema de Defesa Civil, composto pelas secretarias e autarquias da administração municipal, estão com atenções de pronta resposta em cumprimento ao Plano de Contingência do município. “Temos uma capacidade de resposta imediata a problemas como alagamentos, deslizamentos e desmoronamentos, que não escolhem hora para acontecer”, ressaltou o coordenador de Defesa Civil do município, Rubens Siqueira.
Orientações – A Defesa Civil orienta toda a população de Volta Redonda sobre a adoção de atos seguros durante o período de chuvas, como não ocupar ou jogar lixo em áreas de preservação próximas ao Rio Paraíba do Sul e córregos, ou próximo a encostas; não realizar escavações, aterros ou construções irregulares, sem acompanhamento de responsável técnico; evitar transitar ou trafegar no período de chuva forte ou em local alagado.
O órgão também ressalta que, durante as chuvas, as pessoas não devem procurar abrigo debaixo de árvores; devem observar qualquer alteração estrutural em sua residência; e se precisar sair da residência por qualquer cenário de ameaça, é recomendável desligar o gás de cozinha, a rede elétrica, pegar documentos, remédios e buscar um local seguro. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199. (Foto: Divulgação)