A Secretaria de Esporte e Lazer (Smel) de Volta Redonda está com vagas abertas para aulas gratuitas de defesa pessoal, que acontecem às terças e quintas-feiras, às 10h e às 15h30min, no Ginásio Poliesportivo Abraham Medina, na Avenida Europa, no bairro 249. O treinamento, voltado para meninas e mulheres a partir dos 12 anos de idade, faz parte do projeto “Mulheres no Tatame”.
A professora Perla Moura, responsável pelo projeto, é especialista em defesa pessoal, além de faixa preta de Krav Maga e kickboxing. “A autodefesa vai muito além de aprender golpes ou técnicas de combate. Ela é uma ferramenta essencial para a segurança e a autonomia, especialmente para meninas e mulheres, que enfrentam um cenário de violência preocupante. Saber se defender pode ser a diferença entre escapar de uma situação de risco ou se tornar uma vítima”, definiu.
Ela acrescenta que, além do aspecto físico, a autodefesa fortalece a autoconfiança, melhora a postura e a percepção de perigo, permitindo que as mulheres identifiquem e evitem ameaças antes que se tornem agressões. “As aulas também ensinam a reagir de forma estratégica, utilizando não só a força, mas inteligência e controle emocional. Empoderar mulheres por meio da autodefesa é dar a elas a capacidade de se proteger e viver com mais liberdade e segurança”, afirma Perla.
Para se inscrever basta comparecer ao ginásio da 249 no horário dos treinos e procurar a professora. É necessário apresentar cópias dos documentos de identidade e CPF, comprovante de residência em Volta Redonda, foto 3×4 e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). (Foto: Divulgação)