A prefeitura de Volta Redonda está negociando um acordo judicial com Especialy – empresa que foi responsável pela merenda escolar dos alunos da rede municipal –, garantindo, assim, que o pagamento dos atrasados às merendeiras seja realizado. Segundo o governo municipal, a Secretaria de Educação vai depositar em juízo, na Justiça do Trabalho, o valor referente ao pagamento da última quinzena de abril. Com isso, a fornecedora se compromete a pagar a multa rescisória e o pagamento referente ao mês de abril para as profissionais.
A prefeitura diz que decidiu fazer o pagamento somente com a garantia que as merendeiras receberiam o que era de direito, pois havia o temor de que a empresa poderia receber sem quitar os débitos trabalhistas.
O subsecretário de Educação de Volta Redonda, Júlio Cyrne, explicou que o depósito, no valor líquido de R$ 402,8 mil, deve ser feito ainda nesta terça-feira (26). “A prefeitura está fazendo a sua parte e concluindo a sua pendência com este depósito em juízo. Agora, vai depender da homologação da Justiça do Trabalho, liberando o recurso para que a empresa cumpra o acordo e realize este pagamento dos atrasados para as merendeiras. Infelizmente, não é um processo fácil, por isso não tem como colocar uma previsão de quando isso irá acontecer, mas a nossa parte estamos fazendo e esperamos que aconteça o mais rápido possível”, explicou Cyrne.
O acordo firmado em Volta Redonda é semelhante ao que foi feito pela prefeitura de Juiz de Fora com a mesma empresa, também neste mês de julho. Na cidade mineira, a
prefeitura suspendeu o contrato com a firma após os problemas relatados e manifestações. (Foto: Cris Oliveira / Divulgação)