Volta Redonda vai continuar vacinando os adolescentes contra a Covid-19. A informação foi dada na tarde desta quinta-feira (16), através da Secretaria de Comunicação Social, segundo a qual, por enquanto, não será seguida a recomendação do Ministério da Saúde para que sejam vacinados somente os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.
A Secretaria de Saúde de Volta Redonda se baseia na manifestação, por ofício, encaminhada também nesta quinta-feira pelo Conass (Conselho Nacional de Secretarias de Saúde) à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). No documento, o conselho entende que “a vacinação dos adolescentes cumpre importante papel na estratégia de controle da pandemia no Brasil”.
Para o Conass, a vacinação de todos os adolescentes “é segura e será necessária”, priorizando neste momento aqueles com comorbidade, deficiência permanente e vulneráveis como os privados de liberdade e em situação de rua. “Havendo quantitativo de doses suficientes para atender a estas prioridades deve imediatamente ser iniciada a vacinação dos demais adolescentes”, destaca o órgão.
Na região, pelo menos três cidades – Resende, Porto Real e Angra dos Reis – decidiram suspender a vacinação de adolescentes sem comorbidades. No caso de Volta Redonda, a prefeitura disse não ter condições de informar quantos adolescentes abaixo de 17 anos foram vacinados, porque o sistema que permite o acesso estatístico ficou “fora do ar dois dias”.