As obras de revitalização e modernização da Rua 33, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, serão retomadas a partir do dia 3 de fevereiro, segundo a prefeitura de Volta Redonda, com um novo planejamento para minimizar os impactos no dia a dia da população. A organização da etapa final foi apresentada ao prefeito Antonio Francisco Neto na manhã desta quinta-feira (16), durante reunião no gabinete com secretários municipais e representantes do comércio local e associação de moradores.
“Dessa vez a organização foi feita de maneira diferente. Aprendemos com o que aconteceu na primeira etapa das obras e não vai se repetir”, disse Neto sobre os transtornos já enfrentados pelos comerciantes. “Vamos garantir que os pedestres e os veículos circulem sem problemas. A Rua 33 continuará funcionando sem problemas”, garantiu o prefeito.
Esta fase das obras – que deve durar entre quatro e seis meses, conforme as condições do tempo – envolve a construção de caixas de passagem e instalação de mais tubulações que servirão para passagem dos cabos subterrâneos de energia da Light.
De acordo com a engenheira que será responsável pela fiscalização e andamento das obras, Poliana Nascimento, da Secretaria Municipal de Obras, uma equipe foi montada, junto com representantes da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, do Saae-VR e da Guarda Municipal, com o objetivo de atuar mais diretamente para garantir o trânsito de veículos e pedestres.
“O objetivo é minimizar os impactos. A equipe do Saae vai garantir a questão da água e do esgoto, evitando interrupções e outros transtornos; e a STMU e a GMVR atuarão na questão do trânsito, com sinalização e orientação, além de possível intervenção caso seja necessário. E a Secretaria de Obras fará diariamente o acompanhamento da obra”, explicou a engenheira.
O canteiro de obras será alocado na Rua 33, mas num local que não interfira na movimentação dos pedestres e veículos. Os materiais retirados da obra, como terra oriunda de escavação, serão levados também para um terreno específico, já separado pela prefeitura para essa finalidade.
Os trabalhos serão iniciados no trecho próximo à Praça Pandiá Calógeras, na Rua 60, e seguirá até o cruzamento com a Rua 16. Durante as intervenções, interrupções poderão ser feitas em ruas transversais, mas a 33 seguirá recebendo os veículos normalmente. Neste caso, desvios serão feitos para garantir a fluidez do trânsito. As calçadas também não serão fechadas para circulação, podendo ocorrer apenas interrupções parciais de trechos que estarão devidamente sinalizados.
Ainda segundo o planejamento, quando a obra acontecer em áreas de canteiros centrais, poderá ocorrer fechamento parcial da via, mas os veículos continuarão podendo circular. A circulação dos ônibus que passam pela Rua 33 poderá sofrer alteração durante os trabalhos, mas as rotas alternativas serão informadas pela Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana.
Outras etapas – As obras na Rua 33 contam com serviços já executados, como a troca total da rede de abastecimento de água e os pontos de ônibus já começaram a ser substituídos por modelos mais modernos. E também já foi iniciado o plantio de novas mudas de árvores, na maioria arbustos com floração. O local também já está iluminado com lâmpadas de LED – mais econômicas e que garantem cores mais nítidas, promovendo maior segurança.
Outra prioridade é a acessibilidade para pessoas com deficiência, fazendo com que a rua se torne mais acessível às pessoas com mobilidade reduzida. As melhorias envolvem ainda a implantação de paraciclo – estrutura que permite apoiar e trancar a bicicleta de forma segura.
Todo o cabeamento de telefonia, eletricidade e transmissão de dados será reordenado e ficará em um corredor subterrâneo planejado – semelhante ao que foi feito na Avenida Amaral Peixoto, no Centro, em mandato anterior de Neto.
“Vamos garantir que a população possa circular tranquilamente pela Rua 33 e que o comércio, tão importante para a nossa cidade, tenha o acesso às suas lojas realizado tranquilamente. Assim como fizemos com a Avenida Amaral Peixoto, no Centro, vamos deixar a Rua 33 mais linda, moderna e atraente, será um legado para a população de Volta Redonda”, acrescentou Neto. (Foto: Divulgação)