Sete filhotes de gato e quatro cães encontraram novos lares durante a oitava edição do “Família Animal”, feira de adoção realizada neste domingo (19), na Vila Santa Cecília, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) com apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Volta Redonda e protetoras de animais independentes . O evento foi o último realizado em 2021. Ao todo, 96 animais foram doados pela iniciativa ao longo do ano.
Os animais colocados para adoção no ‘Família Animal’ são provenientes de fiscalizações de maus-tratos e de acumuladores acompanhados pela SMMA e CCZ. Os adultos são disponibilizados para adoção já castrados, enquanto os filhotes têm o procedimento garantido no CCZ, mediante apresentação de cópias do Termo de Adoção e dos documentos pessoais. O agendamento deve ser feito pelo telefone: (24) 3339-4555.
A coordenadora de Defesa e Bem-Estar Animal da SMMA, Ana Cleia de Andrade Fontes, destacou que no ano que vem a ideia é que a ação seja reforçada.
“Foram 11 animais adotados, o que pela época do ano, acreditamos ter sido um bom número. Agradeço à equipe empenhada e às protetoras independentes: Janilda, Rosimar e Nádia, que têm nos ajudado muito e são peças fundamentais nesta caminhada. Que no ano que vem a nossa ‘Família Animal’ possa crescer ainda mais, e todos os animais ganhem um lar com amor e responsabilidade”, disse.
Cuidados e respeito com os animais
Durante os espaços de adoção, os interessados são orientados sobre o bem-estar animal, guarda responsável e critérios para doação/adoção, como por exemplo: a obrigatoriedade do Termo de Adoção Responsável. Os interessados na adoção devem ter no mínimo 18 anos, apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e assinar o Termo de Adoção Responsável.
No caso dos que desejam adotar um gato, o recomendado é levar uma caixinha de transporte no dia, a fim de evitar fugas. Já para adoção de cães, a sugestão é que se leve uma guia e coleira.
Não são aceitos outros animais para adoção durante o evento, os únicos disponíveis são os levados pelos organizadores.
Para doar – As ONGs e Protetores de Animais que desejarem doar animais devem procurar a Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal na SMMA para se cadastrarem e serem orientados sobre as exigências legais para participar do espaço de adoção, já que há o limite de animais a serem disponibilizados nos eventos, em razão do espaço físico.
Serviço – A SMMA fica na Rua General Silvio Raulino de Oliveira, nº 139, no bairro Ponte Alta. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (24) 3350-7123.