Um segundo carro fumacê começou a circular nesta segunda-feira (26) pelos bairros de Volta Redonda para combater a proliferação do Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O fumacê UBV (Ultra Baixo Volume) da prefeitura foi testado nos bairros Aero Clube, Barreira Cravo e Voldac. O outro está cedido pelo governo do estado.
O equipamento foi instalado numa caminhonete que estava a serviço da Secretaria Municipal de Fazenda. “O combate à dengue precisa ser ininterrupto nessa época do ano, e com o segundo carro poderemos ampliar nossa cobertura. Serão dois veículos circulando, trazendo mais segurança à população”, disse a coordenadora a coordenadora da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Janaína Soledad.
“Nós estamos tratando a questão da dengue com a seriedade que merece, tanto que nosso trabalho – em que vários setores do governo municipal atuam em conjunto, tendo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) à frente – foi reconhecido e elogiado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Nós podemos ver o quanto o carro fumacê tem sido importante para impedir a proliferação do Aedes, e por isso nos empenhamos para adaptarmos um veículo da própria prefeitura a fim de ampliar a cobertura na cidade”, acrescentou o prefeito Antonio Francisco Neto.
Com dois veículos fazendo o serviço, a programação do fumacê UBV para o restante da semana é a seguinte:
na terça-feira (27), a programação inclui toda a região da Vila Brasília, Volta Grande, Ilha Parque e Parque das Ilhas (manhã), além de Niterói, Vila Mury, Jardim Cidade do Aço e Três Poços na parte da tarde.
Na quarta-feira (28), o veículo estará de novo região da Vila Brasília (pela manhã) e na região do Roma; à tarde, o trajeto inclui todo o Açude (do I ao IV), além dos bairros Vila Rica, Vista Verde e Jardim Tiradentes. Na quinta-feira (29), a agenda prevê a passagem pelo Caieiras, Brasilândia, Parque do Contorno, Jardim Amália, Jardim Normândia e Morada da Colina (manhã), mais Santa Rita do Zarur, São Geraldo, São João, Colina e Laranjal (tarde). E na sexta-feira (1º de março), o fumacê passará pelos bairros Candelária, Pinto da Serra e São Sebastião (manhã). (Foto: Divulgação / Cris Oliveira)