Volta Redonda apresentou em fevereiro mais uma redução nos principais indicadores criminais: homicídios e roubos. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ). Em um comparativo de 2023 e 2024, houve quedas significativas nos índices de letalidade violenta (homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte), tentativas de homicídios, roubos de rua e furto de veículos.
Em relação a homicídios, um caso foi registrado este ano, contra seis no mesmo mês do ano passado – redução de 83,3%. Entre os roubos de rua, a queda foi de 66,7%, com três ocorridos em fevereiro de 2024 contra nove no mesmo período em 2023. Já os furtos de veículos caíram 60%, com 15 registros em 2023 e seis em 2024. As tentativas de homicídio também foram reduzidas em 42,9%, passando de sete no ano passado para quatro em 2024.
Os roubos a estabelecimentos comerciais e os furtos a transeuntes tiveram quedas de 33,3% e 25%, respectivamente. No primeiro índice criminal, foram três casos, contra dois neste ano. Já no segundo item, foram quatro ocorrências em 2023, contra três em 2024.
O ISP-RJ reúne informações dos crimes registrados nas delegacias de Polícia Civil de todo o estado. Os números auxiliam as forças de segurança no planejamento do policiamento.
Investimentos – O governo municipal atribui os índices aos investimentos feitos pela prefeitura a partir da criação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e às parcerias com o estado, que permitiram o reforço no policiamento (na delegacia e nas ruas pelo Proeis – Programa Estadual de Integração na Segurança – e a Operação Segurança Presente); ações estratégicas integradas com uso da inteligência e tecnologia (câmeras e novos equipamentos), que auxiliam os profissionais de segurança a agirem de forma mais eficaz, além da maior participação da população com denúncias.
“Os números mostram que somos uma cidade segura e vamos ser ainda mais com esses investimentos que estamos fazendo”, afirma o prefeito Antonio Francisco Neto. Já o secretário de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, destaca o engajamento dos moradores nas denúncias. “Não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade. E o sucesso das forças de segurança de Volta Redonda se dá pela confiança que a população tem demonstrado no serviço”. (Foto: Divulgação)