A prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), antecipou a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca (Oxford) para vacinados com a primeira dose até 02/05/2021. Quem recebeu a primeira dose até esta data pode procurar as unidades, em medida que começa a valer a partir desta quarta-feira (14), nas Unidades de Saúde – exceto nos polos Covid dos bairros: 249, Siderlândia, São João, Vila Mury e Volta Grande – o horário de vacinação é de 08h às 16h.
A redução do intervalo está em acordo com o descrito na bula do fabricante, sendo que, anteriormente a aplicação ocorria em até 12 semanas. A deliberação ocorre após a manifestação do município pela antecipação na reunião do Cosems-RJ (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio), na semana passada, após requerimento do vereador Renan Cury.
Em Volta Redonda, a antecipação da segunda dose é direcionada num primeiro momento para quem tomou a primeira dose até 02/05/2021. Isso foi possível porque foi definida, no Estado do Rio de Janeiro, a antecipação para até oito semanas do intervalo entre a primeira e a segunda dose da AstraZeneca, e de acordo com a disponibilidade atual de doses.
O Governo do Estado aprovou a medida na noite de segunda-feira (12) após consulta ao grupo de especialistas e epidemiologistas da Saúde. A medida visa acelerar o esquema vacinal tendo em vista a confirmação de novas variantes do novo coronavírus no estado.
O coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, médico sanitarista Carlos Vasconcellos, comentou que as doses utilizadas na antecipação já seriam usadas para a aplicação da segunda dose. Isso significa que não há comprometimento do estoque referente à primeira dose.
“Todas as doses que serão usadas na antecipação já seriam usadas na aplicação da segunda dose. O intervalo para oito semanas não compromete a eficácia do imunizante, que tem estabelecido em sua bula que a aplicação da segunda dose entre 8 a 12 semanas. A antecipação para quem tomou a primeira dose até 02/05/2021 vai permanecer por algumas semanas até a chegada de novas remessas de segundas doses, que também serão direcionadas para a antecipação, garantindo a imunização mais rápida da população”, esclareceu o médico sanitarista.