Os investimentos em Segurança Pública realizados em Volta Redonda, com integração entre município e Governo do Estado, resultam em importantes conquistas. O 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede na cidade, alcançou a terceira posição no ranking estadual em 2024 nas metas de redução de criminalidade estipuladas pelo Sistema Integrado de Metas (SIM), do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro. Um expressivo resultado, visto que o 28º BPM, que atua também nos municípios de Barra Mansa, Pinheiral e Rio Claro, não alcançava as metas de redução de crimes desde 2020.
No comparativo entre os números alcançados e as metas projetadas para o ano de 2024, houve queda de 28% no número de homicídios; 40% no roubo de carga; 35% no roubo de veículos e no roubo de rua. O SIM é dividido em semestres e são levados em consideração para o resultado alguns indicadores estratégicos de criminalidade como: letalidade violenta (homicídio doloso, morte por intervenção de agente do Estado, latrocínio e lesão corporal seguida de morte); roubos de veículo, de rua e de carga.
O comandante do 28º BPM, Moisés Sardemberg, atribui o resultado histórico alcançado ao empenho dos policiais militares e à sinergia entre as forças, especialmente em Volta Redonda, que conta com o engajamento do prefeito Antonio Francisco Neto e do secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique.
“Posso dizer que o empenho e a entrega dos nossos policiais militares são diferenciais. A tropa realmente se identifica, se empenha ao trabalho, já que eles, em sua maioria moradores da região, assim como seus familiares, acabam sendo usuários do próprio serviço. Sem dúvidas que esse sentimento de pertencimento, aliado à estrutura e à parceria que conseguimos construir, especialmente em Volta Redonda, mas também em Barra Mansa, Pinheiral e Rio Claro, nos fizeram alcançar esse resultado”, disse Sardemberg, agradecendo o apoio logístico e tático que vem sendo oferecido pelos coronéis Henrique, da Semop, e Ronaldo Martins, comandante do 5º CPA (Comando de Policiamento de Área).
“Já estive em muitas cidades, mas sinergia igual a essa que se tem em Volta Redonda eu nunca vi, com a integração entre todos. É um alinhamento quase que ‘astrológico’ entre as forças de segurança e o resultado é esse”, afirmou o comandante Sardenberg.