A exposição “Criando Sonhos”, que reúne cerca de 100 quadros com as técnicas de desenho e colagem de crianças e jovens dos 12 aos 17 anos, pode ser vista até o próximo dia 08 de abril no subsolo do Sider Shopping, na Vila Santa Cecília. A mostra é resultado do projeto homônimo da prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv), implantado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município.
O “Criando Sonhos” teve início em novembro do ano passado e conta com a prática do “Mapa dos Sonhos”, uma atividade lúdica que incentiva o sonhar e o agir. Os jovens dos CRAS Monte Castelo, Mariana Torres e Açude, além dos atendidos pelo CREAS, foram os primeiros a participar das oficinas e rodas de conversa do projeto. Toda ação foi acompanhada pela psicóloga do CRAS Jardim Ponte Alta, Sara Viana, que trabalhou a parte lúdica, e pelo cartunista Tiago “Elcerdo” Lacerda, que ajudou no lado artístico. Durante este ano, o projeto vai beneficiar outras unidades de CRAS.
A abertura da exposição, realizada com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), contou com a presença dos secretários municipais de Ação Comunitária, Munir Francisco, e de Cultura, Anderson de Souza, e a coordenadora municipal da Juventude, Larissa Garcez. Também estavam no shopping os jovens que participaram do projeto “Criando Sonhos” e tinham trabalhos na mostra.
Larissa Garcez explicou que neste momento de retorno das atividades presenciais e coletivas foi observado que os adolescentes e jovens foram muito impactados pelo isolamento social imposto pela pandemia. “Alguns com diagnósticos de ansiedade, depressão e de fobia social”, contou.
“A exposição marca uma ação coletiva da CoordJuv e a assistência de trabalhar o sonhar com esses adolescentes e jovens. Muitas vezes, o sonho é fomentado na infância, mas é perdido ao longo do amadurecimento”, disse Larissa.
Para o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, com a mostra, eles transformaram sonho em arte. “É importante potencializar nossas crianças e jovens, atendidos nos CRAS e CREAS. Sonhar eleva a autoestima e abre novas possibilidades e perspectivas. E expor, aqui no Sider Shopping, é muito especial pela visibilidade”, afirmou.
O secretário de Cultura, Anderson de Souza, ressaltou que o projeto “além de incentivar a busca pela realização do sonho, leva cultura para a comunidade. O incentivo à produção artística e o estímulo da criatividade são fundamentais para que o jovem se interesse pela cultura”, considerou, lembrando que a mostra no shopping valoriza o trabalho deles.
Maria Vitória, que completa 15 anos no próximo mês de abril, frequenta o CRAS Açude e aprovou o projeto “Criando Sonhos”. “Foi bom conversar sobre o meu sonho e receber o incentivo de outras pessoas para tentar realizá-lo”, disse a adolescente, que quer ser jogadora profissional de basquete. Ela retratou uma quadra de esportes e um avião, simbolizando o sonho de jogar nos Estados Unidos.
João Pedro, de 16 anos, é assistido pelo CREAS e também participou do projeto. “No meu trabalho retratei o sonho da casa própria. Gostaria de poder dar uma casa para minha mãe também, mas primeiro quero consquistar minha independência”, contou.
Os temas dos quadros mostravam a individualidade das crianças e jovens que participaram. Os sonhos como o de se tornar jogador de futebol e a conquista da casa própria se repetiram em alguns quadros, mas houve quem pedisse paz no mundo, um celular ou televisão novos, se tornar médico e outros.