O Volta Redonda está nas semifinais do Campeonato Carioca. Em jogo disputado sob um sol escaldante em Saquarema, o Tricolor de Aço venceu o Sampaio Corrêa por 3 a 1 e chegou aos 20 pontos, a mesma pontuação do Flamengo, que é líder pelo saldo de gols. O time encerra sua participação no próximo domingo (23), contra o Boavista, em Bacaxá.
Os gols foram marcados por Bruno Santos e Sanchez, no primeiro tempo, quando o Voltaço teve o domínio praticamente absoluto da partida, e Mirandinha já nos descontos da etapa final, depois de Octávio diminuir para o Sampaio ainda no começo segundo tempo.
SUFOCO E GOLS – Com um calor fortíssimo, a disposição dos dois times desde que a bola rolou foi surpreendente. A entrega das equipes foi até o apito final.
A primeira boa chance da partida foi do time da casa e surgiu de bola parada, logo aos 5 minutos. Na cobrança de falta por Lucas, pela esquerda, Jean Drosny fez a defesa, o rebote pegou em Sanchez e foi em direção ao gol, mas o goleiro do Voltaço pegou de novo.
O Voltaço respondeu também em cobrança de falta na entrada da área, aos 7. MV bateu colocado e a bola “beijou” o travessão, indo para fora.
O Sampaio Corrêa atacou logo em seguida, numa arrancada de Lucas pela direita. O lateral finalizou e a bola cruzou a pequena área, saindo à direita de Drosny.
O jogo continuou movimentado, apesar do calorão. Aos 24, pouco antes da parada técnica, o Voltaço engatou um bom ataque e, antes da meia-lua, PK soltou uma bomba de canhota para uma bela defesa de Zé Carlos.
E foi depois da parada que o Tricolor de Aço realizou uma verdadeira operação de sufoco ao adversário. Abriu o placar aos 29. O lateral Sanchez, desmarcado, arrancou de seu campo até a entrada da área adversária, pela esquerda e cruzou para a área. Bruno Santos acompanhava e mandou para o fundo da rede.
Dois minutos depois, quase o segundo. Numa saída errada do Sampaio Corrêa, o Voltaço roubou a bola, que foi tocada para Bruno Santos. O atacante ficou frente a frente com o Zé Carlos, chutou para desviar do goleiro, mas a bola caprichosamente bateu na trave direita.
Aos 34, outra chance real. A bola foi cruzada na área do Sampaio, o zagueiro Thuram afastou de cabeça. Na sobra, PK chutou rasteiro e Thuram, mais uma vez tirou, desta vez com os pés e em cima da linha, com o goleiro já vencido.
Somente aos 42, o time da casa voltou a ameaçar. Na cobrança de escanteio, Alexandre recebeu dentro da grande área do Voltaço e bateu forte, mas no lado de fora da rede.
Mas, no lance seguinte, o Volta Redonda fez jus ao domínio. Bruno Barra rolou para Sanchez pela esquerda. Mais uma vez livre de marcação, o lateral se aproximou da área e soltou uma bomba de canhota no ângulo esquerdo de Zé Carlos. Um golaço!
PRESSÃO TOTAL – Para o segundo tempo, o técnico Alfredo Sampaio fez logo três alterações no time, buscando uma reação. O Sampaio Corrêa começou fazendo o que tinha de fazer, buscando diminuir a diferença sem se expor demasiadamente a contra-ataques. O Voltaço, por sua vez, queria cadenciar o jogo, esperando o momento certo de buscar o terceiro gol.
Mas a estratégia que funcionou foi a do treinador do Sampaio. A equipe assumiu o controle da partida e foi premiada aos 13 minutos. Depois de duas defesas consecutivas de Drosny, Lucas cruzou da direita e a bola chegou aos pés de Octavio, que finalizou e fez 2 a 1.
O gol animou o Sampaio Corrêa. O time passou a pressionar ainda mais em busca do empate. Rogério Corrêa mexeu. Tirou Kelvin e PK, colocando em campo Marquinhos e Chay, mas o panorama não mudou. O Sampaio jogava o tempo todo no campo defensivo do Volta Redonda.
O técnico do Voltaço aproveitou a parada técnica para mais uma alteração. Colocou o volante Henrique Silva no lugar do lateral Wellington Silva. A pressão continuou, mas sem a intensidade com que vinha ocorrendo até então. Aos 30, depois de uma boa troca de passes, Max invadiu a área pela esquerda e cruzou perigosamente, mas Drosny conseguiu afastar.
As mudanças no Esquadrão de Aço prosseguiram. Entraram Mirandinha e Wallace, saindo MV e Pierre. O time, com as novas mudanças, conseguiu conter o ânimo do adversário.
E, já nos descontos, brilhou a estrela de Mirandinha. A bola foi cruzada da direita, ele matou no peito dentro da grande área, botou no chão, limpou o zagueiro e bateu cruzado, no canto esquerdo de Zé Carlos.
Foi a única ducha fria dentro de campo. E ficou com o Sampaio Corrêa. (Foto: Divulgação / Wanderson Gomes)
Os times:
Sampaio Corrêa: Zé Carlos, Lucas Carvalho, Daniel, Eduardo Thuram e Guilherme; Rodrigo Dantas (Luan Gama), Alexandre (Gabriel), Ryan (Octávio) e Pernão; Max e Elias. Técnico: Alfredo Sampaio.
Volta Redonda: Jean Volta Redond: Drosny, Wellington Silva, Gabriel Bahia, Fabrício e Sanchez; Bruno Barra, Pierre (Wallace), PK (Chay) e Kelvin (Marquinhos); MV (Mirandinha) e Bruno Santos. Técnico: Rogério Corrêa