Vai ser inaugurado nesta quinta-feira (29) o viaduto ligando a Rua 12 de Outubro à Avenida Nilton Pena Botelho, em Pinheiral. A obra foi realizada em conjunto pela MRS Logística e pela prefeitura. A passagem de veículos e pedestres será liberada logo ao fim da cerimônia de inauguração, marcada para às 11h.
A obra custou R$ 45 milhões, envolveu 214 trabalhadores e foi realizada em 10 meses. O viaduto tem 39 metros de extensão, passagem para pedestres, iluminação e complementos de integração rodoviária, sem a necessidade de travessia sobre a ferrovia, extinguindo a passagem em nível do Parque Maíra e os riscos para veículos e pessoas.
“Garantir a segurança ferroviária é a principal motivação desse investimento. Quando conseguimos eliminar uma passagem em nível entre a ferrovia e a rodovia, estamos salvando vidas e melhorando o trânsito da cidade. Em 2022, a MRS renovou a sua concessão e, esta foi uma das obras acordadas em contrapartida junto à União, por meio do Ministério da Infraestrutura, o formador de políticas públicas para o nosso setor. Além do viaduto, que estamos entregando com essa inauguração, teremos a renovação e remodelagem do Parque Fluvial com várias melhorias, que poderão ser usufruídas pelos moradores de Pinheiral e região”, ressalta Gustavo Bambini, diretor de Relações Institucionais da MRS.
O projeto contemplará, ainda, a revitalização e remodelação do Parque dos Cílios, garantindo as opções de lazer e esporte na região. O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, destaca a importância do novo viaduto para o desenvolvimento e segurança da cidade. “Agradecemos à MRS Logística pela parceria e a população de Pinheiral pela paciência durante as obras. Este viaduto concretiza um compromisso de campanha e representa um grande avanço para Pinheiral, eliminando de vez a passagem em nível que dá acesso ao bairro Parque Maíra, onde está localizado um dos nossos principais polos industriais. Com a nova estrutura aumentamos a segurança ao reduzir o risco de acidentes, como os que já ocorreram envolvendo carretas e outros veículos, enquanto também melhoramos a mobilidade e a infraestrutura da nossa cidade”.
Plano de investimentos – A intervenção faz parte do Plano de Investimentos da MRS para a renovação da concessão da empresa, aprovado em julho de 2022, pelo formador das políticas públicas para o setor: a pasta ministerial ligada aos Transportes e Logística (Ministério dos Transportes) e com o aval do Tribunal de Contas da União (TCU), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre outras esferas de governo e órgãos de controle. (Foto: Divulgação)