A Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras, vai sediar no próximo dia 12 o evento gratuito “Replanta Vale – Feira de Cafés Especiais e Fórum de Discussões”. Durante todo o dia, os maiores especialistas, líderes e entusiastas do café se reúnem para debater temas essenciais como restauração florestal, cafeicultura sustentável, história do café, agroflorestas e novas práticas regenerativas, além da produção de cafés especiais no vale. A programação prevê ainda minicursos, oficinas e degustação de cafés, em uma verdadeira imersão na cultura que faz do produto um símbolo da história do Brasil. O evento é promovido pelo Museu do Café de Vassouras.
As palestras serão ministradas por nomes como Rafael Bitante, do SOS Mata Atlântica; Luciana de Lamare, do Instituto Aupaba; Silvio Galvão, da Pesagro, e Marcelo Aguiar, da Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro, entre outros.
Nesta edição, além dos produtores e suas marcas de café, o Replanta traz a participação de queijeiros e produtores de cachaças. Nestor Rocha, presidente do Museu do Café e do Instituto Preservale, afirma que o objetivo é “ratificar o evento como um promotor de ideias que alavanquem a retomada da cultura do café na região, além de difundir projetos que associem o plantio do café à promoção do reflorestamento e da recuperação de nascentes”.
Segundo ele, o turismo também segue de mãos dadas com o evento – a proposta é atrair para região experiências que fomentam a indústria do turismo associado à história, levando em conta que o Vale do Café reúne 15 cidades e é repleto de fazendas cafeeiras preservadas.
De acordo com ele, o evento espera reunir novas ideias e propostas que ajudem a formar parcerias nacionais e internacionais que ratifiquem a cultura do café especial na região e ajude na conscientização tão necessária da importância de se recuperar florestas e mananciais, evoluindo para a produção sustentável.
A Fazenda São Luiz da Boa Sorte fica no km 210 da BR-393 (Lúcio Meira), em Vassouras. (Foto: Divulgação)