José do Carmo João, de 60 anos, acusado de manter a mulher as filhas em cárcere privado por mais de 20 anos, na zona rural de Pentagna, distrito de Valença, se entregou à polícia local no domingo (9). Com um mandado de prisão em aberto desde 2007, por homicídio, José fugiu quando policiais foram ao local onde ele residia – no final do mês passado –apurar denúncia de que ele teria ameaçado vizinhos.
De acordo com a Polícia Civil, ele contou que decidiu se entregar porque estava, desde então, dormindo em uma mata e com medo de uma onça que estaria rondando nas proximidades. O suspeito foi indiciado por violência doméstica, cárcere privado, porte de arma, abandono material e intelectual, independentemente do crime de homicídio qualificado pelo qual era procurado. Ele deve ser transferido para a Cadeia Pública de Volta Redonda ainda nesta segunda-feira (10).
José vivia com a mulher e duas filhas – uma aparente menor de idade. As filhas não têm registro de identificação civil e, portanto, até agora não se sabe a idade delas.
A mulher contou aos policiais que o marido a impediu de fazer o pré-natal da filha mais nova, além de impedir que ambas frequentassem a escola. As três estão em casas de parentes. (Foto: Arquivo / Polícia Civil)