O prefeito de Volta Redonda Antônio Francisco Neto, reconheceu alguns erros da vacinação na cidade, mas explicou alguns pontos que a população estava em dúvida, como por exemplo, o motivo da cidade vacinar pessoas de 70 anos na próxima segunda-feira (5), enquanto cidades vizinhas já estão vacinando a faixa etária de 65 anos.
O prefeito também alegou que vai adotar a vacinação em sistema de Drive Thru e começar a pedir comprovante de residência na vacinação da cidade. Ambas solicitações foram feitas ao prefeito e à Secretaria de Saúde pelo vereador Renan Cury (Solidariedade). Confira abaixo (na íntegra), as palavras escritas por Neto em suas redes sociais, esclarecendo sobre a vacinação na cidade do aço:
“Amigos e amigas, estão todos – com razão – muito ansiosos para receber a vacina contra a Covid-19. E tenham certeza que estou muito ansioso para poder garantir a vacina para toda nossa população.
Nesta sexta-feira recebemos mais vacinas e, com isso, na segunda-feira vamos vacinar as pessoas com 70 anos, além de completar a imunização de milhares de pessoas que já receberam a primeira dose. No sábado estarão sendo vacinados os acamados. Ainda é pouco, nós sabemos, mas com o que nos mandam estamos fazendo o possível.
Todos sabem que a distribuição das vacinas é feita pelo Ministério da Saúde e infelizmente a entrega tem sido bem menor do que o esperado, como mostra a imagem deste post.
Além disso, o protocolo de vacinação, com idades e prioridades a serem vacinados que seguimos também é feito pelo Ministério. Não é a prefeitura que cria os grupos prioritários.
Volta Redonda é uma cidade com características particulares, que a diferencia das cidades ao redor, com uma população maior, inclusive a idosa, e com um conglomerado de saúde que recebe profissionais de todo o Estado.
Por isso, vamos tentar explicar e não justificar tudo que se passa com a vacinação em nossa cidade, pois a minha missão é conseguir mais vacinas. E é isso que tento todos os dias, assim como busco contratar médicos, abrir leitos e comprar mais equipamentos.
1 – Volta Redonda tem o maior público de profissionais de saúde da região. Qual cidade tem sete hospitais? Aqui temos o Viver Mais; Unimed; Santa Cecília; Hospital São João Batista; Hospital do Retiro; Hospital Nelson Gonçalves (antigo Cais Aterrado); Cais Conforto; UPA e Hospital Regional. São 46 unidades básicas de saúde. Além disso, somente na Rua 33 tem mais médicos que em muitas cidades. Praticamente todos os profissionais já foram vacinados, podendo atender a população com maior segurança.
2 – Volta Redonda também tem uma população idosa grande. Nosso público-alvo é sempre bem maior do que o dos nossos vizinhos. A quantidade que vem a mais de doses, nem sempre é proporcional.
3 – Erramos também em momentos da vacinação. Vacinamos pessoas que merecem e precisam, como qualquer um, mas que poderiam ter esperado um pouco mais (como público prioritário de baixa idade) para que os idosos fossem imunizados. Agora, vemos que pessoas de outras cidades estão vindo para Volta Redonda. Isso tudo está sendo revisto.
4 – Adotamos a estratégia de vacinar nos postos, para democratizar o acesso. Muita gente não tem carro e vacinar no bairro fica mais fácil principalmente para os mais carentes. O governo do estado afirmou que vai conseguir mandar um número maior de doses. Com isso, vamos fazer um drive thru e manter a vacinação nos bairros.
5 – Nós apuramos com rigor todas as denúncias que chegam sobre a vacinação e não compactuamos com irregularidades.”
Foto – Ilustração