Os setores de urologia e anestesiologia do Hospital São João Batista (HSJB) anunciaram paralisação a partir da próxima segunda-feira (26). Os comunicados foram entregues ao Conselho Regional de Medicina (CRM) e a direção do mais tradicional hospital de Volta Redonda.
O primeiro comunicado partiu do serviço de urologia. O setor alega falta de compromisso da Organização Social Associação Filantrópica Nova Esperança e da Secretaria Municipal de Saúde. Também alega falta de pagamento e de insumos. Veja abaixo:
Após a entrega do comunicado por parte do serviço de urologia do HSJB, o serviço de anestesiologia fez o mesmo, alegando inclusive, paralisação das cirurgias eletivas a partir da segunda-feira.
A reclamação por parte dos médicos é a mesma: falta de insumos anestésicos básicos, ausência de manutenção adequada de equipamentos, atraso nos pagamentos, contratos suspeitos e outros. No comunicado, foram impostos alguns pontos de reinvidicação. Confira abaixo:
O Informa Cidade fez contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Volta Redonda, que enviou release a imprensa e disse acreditar que as cirurgias eletivas não serão canceladas, tendo em vista que após o comunicado por parte dos médicos, o hospital foi reabastecido.
Ainda de acordo com a prefeitura, “foram repostas grande quantidade de insumos como atadura gessada, materiais para cirurgias, luvas, anestésicos, antibióticos, entre muitos outros itens. Além disso, uma nova remessa de medicamentos também está programada para chegar ao hospital durante o final de semana.”
Transição
Essa semana foi anunciado como o novo diretor da unidade na transição da Organização Social, o médico ortopedista e traumatologista Rodrigo Valério.
Rodrigo garante que vai priorizar o atendimento da população e também garantir que os colegas que atuam no local tenham boas condições de trabalho. “Estamos reabastecendo o hospital e vamos trabalhar para colocar em dia o pagamento dos funcionários e negociar as dívidas que ficaram com os fornecedores”, disse o médico.
Hospital do Retiro
Na quinta-feira (22), o Informa Cidade divulgou sobre o atraso salarial dos médicos e do pessoal da higienização do Hospital Municipal Munir Rafful – o Hospital do Retiro. Após a divulgação, a prefeitura prometeu acertar contas com a OS Mahatma Gandhi até terça-feira (27). Com isso a direção da OS fez contato com a terceirizada Atitude, que pagou o salário de setembro dos funcionários. Muitos estavam passando fome, sem ter o que comer em casa.
Os médicos continuam sem receber, com a promessa de acerto também na terça-feira.
Fotos – Divulgação