Parques estaduais localizados na região Sul Fluminense estão entre os 15 do estado que apresentam focos de incêndio. No final da tarde deste sábado (14), o governo do estado informou que há combate ao fogo no Parque Estadual da Serra da Concórdia e Monumento Natural da Serra da Beleza (Valença); Parque Estadual do Cunhambebe (que abrange Rio Claro, Angra dos Reis e Itaguaí), Parque Estadual da Pedra Selada (Resende) e Refúgio da Vida Silvestre do Médio Paraíba (Valença). As demais reservas ficam em outras regiões do estado.
O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Tarciso Salles, acompanha o trabalho das equipes no Gabinete de Gestão de Crise, instalado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Rio. No local, profissionais da Defesa Civil estadual e dos bombeiros observam, 24 horas por dia, as condições meteorológicas e climáticas no estado e monitoram todos chamados feitos para o 193, visando o pronto emprego dos recursos.
O comando da corporação também conduz de perto a atuação dos militares em pontos considerados mais críticos, como a Serra da Beleza, em Valença, onde o combate às chamas já dura três dias.
Também neste sábado, o governo do estado determinou o fechamento das 40 unidades estaduais de conservação devido a focos e riscos de incêndio. Esses locais ficarão interditados à visitação durante o período de estiagem.
A medida foi tomada por segurança. Só na sexta-feira (13), bombeiros extinguiram mais de 330 áreas com fogo em vegetação em todo o estado. Neste sábado, 194 incêndios florestais foram extintos.
Às 16h30min, ainda havia cerca de 56 ocorrências de fogo em vegetação em andamento no território fluminense. Mais de 1,1 mil militares estão a postos, em todo o estado, para emprego imediato no combate às chamas.
O efetivo de guarda-parques e brigadistas da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade e do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) foi aumentado e as medidas de segurança, reforçadas. Além disso, três aeronaves estão atuando em apoio para extinguir o fogo nas reservas. (Foto: Redes sociais)