Mais duas cidades da região confirmaram, nesta quarta-feira (28), mortes provocadas pela dengue em 2024. Em Resende, o óbito confirmado foi de um idoso de 87 anos, mesma idade da idosa que morreu em consequência da doença em Três Rios.
Na terça (27), Volta Redonda também informou a morte de uma mulher de 79 por dengue. Antes, Itatiaia e Barra do Piraí também registraram óbitos de uma pessoa em cada uma das cidades. No estado do Rio, que declarou epidemia na semana passada, são nove mortes atribuídas à dengue.
Estado – O estado lançou o Observatório Dengue RJ, com dados relativos à epidemia no Rio de Janeiro. A plataforma digital hospedada no site da Secretaria de Estado de Saúde já está disponível para consultas online por parte dos gestores públicos e da sociedade civil.
A plataforma permite consulta rápida por meio do mapa do estado do Rio. São seis categorias de consulta que desenham um retrato do quadro atual: UPAs estaduais com atendimento ampliado, atendimentos nas unidades municipais, decreto de emergência das prefeituras; municípios atendidos; cidades com solicitação de auxílio e com óbitos confirmados. Ao clicar em uma das opções, é possível saber quem recebeu, por exemplo, apoio para implantação de centros de hidratação.
“O observatório dá transparência às medidas implementadas pela Secretaria estadual de Saúde e também ao apoio que está sendo oferecido aos municípios. Além disso, mostra para a população os locais onde a doença está com mais gravidade a partir da localização dos municípios que decretaram emergência”, destaca a superintendente de Emergências em Saúde Pública da pasta, Silvia Carvalho. (Foto: Divulgação)