Um talk show marcou, na quinta-feira (01), no Auditório William Monachesi a XXIV edição do Encontro de Professores e Alunos de Educação Física (EPAEF), evento que acontece a cada dois anos no Centro Universitário de Volta Redonda, campus Três Poços, cujo público alvo são os estudantes recém-chegados à instituição. O título do evento foi Empregabilidade em Educação Física: Profissionais de sucesso. O evento coincidiu com a celebração pelo Dia Nacional do Profissional de Educação Física (Lei Federal nº 9696 em 1998).
Estiveram presentes o assessor da presidência da FOA, Márcio Lins; o pró-reitor de Educação a Distância e Tecnologias de Ensino do UniFOA, professor mestre Rafael Teixeira dos Santos; Rose Vilela, professora e secretária municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda e professor mestre Paulo Celso Magalhães, ex-Coordenador dos cursos de Educação Física do UniFOA.
“O encontro se justifica pela busca no encantamento dos discentes pelo curso e pela profissão, através do contato deste discente com egressos que, formados em diferentes momentos dos últimos 50 anos, conseguiram atingir o sucesso na profissão atuando em diversos vieses profissionais dentro da área”, explicou o coordenador do curso, professor Silvio Vilela.
O EPAEF reuniu profissionais da Educação Física, egressos do UniFOA, que atuam em escolas, academias, como personal training, gestores, empresários e acadêmicos, incluindo os que estão atuando na área da saúde, cujo nicho tem se mostrado excelente e ainda pouco explorado. Três apresentações musicais feitas por estudantes da Educação Física, sob o comando dos professores Beatriz Rennó Chaves e Cláudio Delunardo serviram para animar ainda mais a plateia já entusiasmada.
O talk show aconteceu sob o comando do professor Rodolfo Silva e reuniu sete profissionais da área, de diversos nichos, que também estavam no palco, contaram suas experiências e responderam perguntas dos estudantes, mediadas pelo professor doutor Cláudio Delunardo Severino, que também esteve responsável pela apresentação do evento e números musicais. A exceção foi o ex-professor do UniFOA Helton de Sá, cuja participação aconteceu de forma remota, diretamente de Viçosa (MG). Os demais profissionais que participaram de forma presencial foram: Aline Malta, Carolina Magalhães, Fabrício Carvalho, Denilson Aparecido, Pedro Hermano e Igor de Souza.
Um destes profissionais, Aline Malta é gestora de pessoas em uma academia em Volta Redonda e contou um pouco de sua experiência: “Hoje estou completando um ano no cargo. Eu comecei no estágio e resolvi colar com os melhores da academia, comprei serviços deles pra saber como trabalhavam, fazia mais do que me pediam, entregava mais do que esperavam e ficava mais tempo do que o básico do estágio. Neste processo eu recebi muita ajuda, empréstimos de livros, orientações, dei todas as aulas coletivas e isso me ajudou muito a descobrir o que eu gostava e o que não gostava. E descobri que adorava organizar coisas e resolver problemas. Gostava de organizar as aulas, providenciar o espaço, o horário e informar os professores. Então minha dica para os estagiários é: não faça um estágio apenas pela remuneração ou pelas horas que tem que entregar na faculdade. Faça com o coração, faça enxergando o futuro”, ela explica.