Todos os estados da Região Sudeste sofreram muito com a chuva de janeiro e de fevereiro. O mês de março começa com outra situação de chuva generalizada sobre a Região e com risco de chuva forte e volumosa em muitas áreas.
Grandes e persistentes áreas de instabilidade voltam a se organizar sobre o Sudeste nesta primeira semana de março de 2020 por causa de outra frente fria que chegou na costa da região neste domingo (1º) , e de áreas de baixa pressão atmosférica que se formam nos próximos dias no interior do Sudeste e também junto à costa de São Paulo e do Rio de Janeiro. Além disso, a circulação de ventos na média atmosfera (em torno de 5 km de altitude) também vai colaborar para formar e manter estas áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste.
Entre este domingo e sexta-feira (6), todos os estados da Região Sudeste podem ter vários eventos de chuva forte e volumosa. A chuva pode cair em pouco tempo, com raios e fortes rajadas de vento, mas também há previsão de situações de chuva moderada e prolongada por várias horas.
Há risco de alagamentos nos centros urbanos, transbordamento de rios e córregos e, deslizamento de terra em áreas de risco nos estados da Região Sudeste nesta primeira semana de março.
Qualquer sinal de perigo, a população deve fazer contato com a Defesa Civil através do número 199.