No ano de 2024, a Subprefeitura do Retiro, em Volta Redonda, criou novos serviços e investiu nos já ofertados, além da qualificação dos funcionários para atender aos contribuintes, comerciantes e empresas sediadas na região conhecida como Grande Retiro, que envolve os bairros à margem esquerda do Rio Paraíba do Sul.
Neste ano, a Subprefeitura realizou – entre janeiro e novembro – 79.300 atendimentos à população, com uma média de 7,2 mil atendimentos mensais. Se comparados os últimos 12 meses (dezembro de 2023 a novembro de 2024), o espaço registrou 85.100 atendimentos, número cerca de 12% maior que o ano de 2023, quando foram contabilizados 76.000 registros.
“Os fatores que influenciaram esse desempenho foram a qualificação, as parcerias firmadas e o fortalecimento na qualidade dos serviços, o que vem a facilitar e melhorar a vida dos cidadãos de Volta Redonda”, explicou o coordenador da Subprefeitura, Jorge Ricardo Silva, o Jorginho.
Os atendimentos envolvendo recepção, orientação e ao público em geral contabilizou no período uma média de 2,5 mil registros mensais. A maioria tratou de serviços como cadastramento para o programa Minha Casa, Minha Vida; emissão de contracheques; segunda via de contas e de CPF; agendamento de serviços para o Detran; taxa de incêndio dos Bombeiros; e auxílio para inclusão digital.
A Subprefeitura também teve uma média mensal de 2 mil atendimentos em relação a serviços como emissão de guias e parcelamento de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano); Dívida Ativa (emissão de boletos e parcelamentos); acesso ao Cadastro Imobiliário; transferência de titularidade de imóvel; Certidão de Busca; e revisão de cadastro.
Emprego – O atendimento do Sine (Sistema Nacional de Emprego) também é outro serviço muito procurado pela população que está em busca de oportunidades no mercado de trabalho, ofertando cadastro e encaminhamento para vagas de emprego. No espaço, o cidadão tem acesso a serviços como Seguro Desemprego, no que diz respeito a agendamento e habilitação para receber o benefício.
Além do Sine, a Subprefeitura conta ainda com um cadastro de 532 empresas que disponibilizam vagas e utilizam o espaço da autarquia municipal. Segundo o recente levantamento, 68 novas empresas se cadastraram em 2024, um aumento de 20% a 2023.
“A Subprefeitura disponibiliza o seu auditório para que as empresas cadastradas no sistema realizem entrevistas de emprego, processos de seleção e de integração para novos funcionários. Este ano foram 157 processos seletivos; 593 encaminhamentos para concorrer a vagas de emprego; e 547 acessos ao Seguro-Desemprego”, contou Jorginho.
As parcerias têm sido fundamentais e contribuem cada vez mais no atendimento ao cidadão ofertado dentro da Subprefeitura. Uma das mais procuradas é o atendimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Iniciado em 2022, o serviço efetuou somente este ano 1.200 atendimentos e deu acesso à aposentadoria para 700 pessoas.
No local são feitos requerimentos diversos, como: aposentadoria por idade (urbana e rural) e por tempo de contribuição; pensão por morte; auxílio-reclusão; benefício assistencial ao idoso e à pessoa com deficiência; salário-maternidade; certidão de tempo de contribuição; cópia de processos; revisão de benefícios; e recursos diversos.
Ainda na esfera da parceria governamental, a Subprefeitura do Retiro conta também com um espaço cedido para atendimento do Ministério Público do Trabalho. A parceria foi iniciada em abril de 2023 e, por meio dela, são atendidas atualmente cerca de 600 pessoas por mês.
Novos serviços – O coordenador da Subprefeitura do Retiro acrescenta ainda que o local também ampliou sua relação de serviços ofertados, criando a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para o Terceiro Setor e Instituições Religiosas, que tem por finalidade assessorar, coordenar, articular e encaminhar demandas das instituições do Terceiro Setor e religiosas.
“Estamos sempre buscando atender da melhor forma possível o cidadão, aproximando o Poder Público da população, facilitando o dia a dia e melhorando a qualidade de vida em nossa cidade”, concluiu Jorginho. (Foto: Divulgação)