A sensação térmica às 15 horas deste sábado (4) chegou a 58ºC no bairro de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo Alerta Rio, da prefeitura carioca. Segundo o órgão, a temperatura real chegou a 41,1ºC às 15h45min, no mesmo bairro. A menor sensação térmica na capital fluminense, neste sábado, foi de 40,3ºC no Alto da Boa Vista.
O calor excessivo lotou as praias cariocas, como é habitual. No Leme, na Zona do Sul do Rio, banhistas estranharam a cor escura da água do mar. De acordo com o biólogo Mário Moscatelli, o fenômeno é comum no verão e foi registrado recentemente também na Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis. Trata-se de um aumento grande na quantidade de algas e tem como causa, entre outras, a alta temperatura da estação. Segundo o biólogo, as algas geralmente não oferecem risco aos banhistas.
“Normalmente não há risco, mas quem precisa determinar isso são os órgãos ambientais por meio de coletas e identificação da espécie dominante”, disse. As informações são de O Globo. (Foto ilustrativa / Agência Brasil)