O Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmaram neste sábado (29) o segundo caso do novo coronavírus no Brasil.
De acordo com o ministério, o paciente é um homem de 32 anos. Ele chegou na quinta-feira (27) de Milão, na Itália — país com maior número de casos fora da Ásia.
Em nota, o ministério informa que o paciente sentiu os sintomas no mesmo dia do retorno ao Brasil: ele relatou febre, dores no corpo e na cabeça. Segundo as autoridades brasileiras, o homem vestiu máscara durante todo o voo de volta a São Paulo.
Na sexta-feira (28), o paciente procurou atendimento no Hospital Albert Einstein, onde fez exames. O resultado confirmou Covid-19 — nome da doença do novo coronavírus — ainda neste sábado.
Agora, segundo o Ministério da Saúde, o homem está em casa e passa bem. Ele e a mulher — que não apresenta sintomas — estão em isolamento domiciliar, por precaução.
Embora o paciente tenha relatado o uso de máscara no avião, o Ministério da Saúde informou que investiga junto à Anvisa os possíveis contatos próximos do homem durante o voo e em outros locais. As Secretarias de Saúde do Estado e do Município também participam da investigação.
Homem com suspeita da doença morre no RJ
Um homem identificado como Fernando César Rodrigues, morreu na madrugada deste sábado, em um hospital de Nova Friburgo. Ele estava com os sintomas do coronavírus.
A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o resultado do exame, que será dado pelo Ministério da Saúde. Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que não ocorreu no caso do paciente que acabou morrendo. Ele estava internado em isolamento.
O homem de aproximadamente 60 anos havia feito um cruzeiro para a Argentina junto com outra mulher, de 65 anos, que também é investigada e está em quarentena em casa.