O secretário estadual de Transportes Delmo Pinho confirmou que as restrições ao transporte intermunicipal entre Volta Redonda, Barra Mansa e Pinheiral, que entrariam em vigor nesta segunda-feira, foram adiadas para a quarta-feira (8). As três cidades ficam isoladas das demais por ônibus intermunicipal, ônibus fretados e vans. A informação foi dada pelo Diário do Vale.
Segundo o secretário, a circulação de ônibus intermunicipais para Resende, Angra dos Reis, Porto Real, Quatis, Itatiaia, Piraí e seus distritos e Rio Claro, além de outros municípios da região, estarão suspensos. No entanto, para Barra do Piraí, Piraí, Rio Claro, Resende e Porto Real, serão mantidos alguns horários especiais, com os ônibus parando em apenas um local em cada cidade e com policiais militares fazendo triagem dos passageiros. Só poderão embarcar os que trabalham nas atividades essenciais.
Pinho disse que um novo decreto será publicado nesta segunda-feira com as mudanças que serão implementadas, anulando o decreto publicado no fim de semana. Delmo Pinho disse que as mudanças ocorreram depois de reunião por teleconferência com os prefeitos e representantes das indústrias da região: “Recebemos muitas sugestões e ajustamos as medidas para nos adequarmos à grande interdependência entre os municípios. Sempre devemos estar abertos a fazer mudanças para melhorar”, declarou.
Os ônibus fretados que transportam moradores de Volta Redonda, Barra Mansa e Pinheiral para empresas em outros municípios da região poderão circular com uma autorização especial. As empresas vão se comprometer a não parar esses veículos no caminho. Eles vão direto dos três municípios para as indústrias e farão o mesmo na volta.
As prefeituras que tiverem servidores em cidades que estão inacessíveis por ônibus deverão criar formas de transportá-los, usando veículos próprios ou locados de terceiros. A medida será essencial para trabalhadores da área de saúde.
Foto – Reprodução/TV Rio Sul