Volta Redonda e Barra Mansa continuam com a campanha de vacinação contra Covid-19 nesta quarta-feira (18). Volta Redonda aplica segundas doses e aguarda novas remessas pra voltar a aplicar primeiras doses. Quem tomou a primeira dose da AstraZeneca até o dia 22 de maio, tomou a primeira dose da Pfizer até dia 30 de maio ou a primeira dose de CoronaVac até 21 de julho, deve procurar as seguintes unidades de saúde pra receber a segunda dose: Siderlândia, Conforto, Retiro II, Vila Mury, Volta Grande, Santa Cruz, São Geraldo e Jardim Paraíba. Todos que vão receber a segunda dose, devem estar portando o cartão de vacinação. As aplicações acontecem das 8h às 16h.
Barra Mansa também aplica segundas doses nesta quarta-feira. As segundas doses da CoronaVac serão administradas no drive-thru do Parque da Cidade, enquanto da Pfizer, serão administradas no teatro. Quem for a pé será vacinado também no teatro. A prefeitura de Barra Mansa anunciou que na quinta-feira (19), vai vacinar pessoas de 23 anos e fazer a repescagem pras pessoas de 37, na sexta-feira (20), vai vacinar as pessoas de 22 e fazer a repescagem pras pessoas de 36 e no sábado (21), vai vacinar pessoas de 21 anos e fazer a repescagem pras pessoas de 35 anos. O horário será divido em três, sendo de 08h ao meio-dia para os nascidos de janeiro a abril, de meio-dia às 16h para os nascidos de maio a agosto, e de 15h às 18h para os nascidos de setembro a dezembro.
AstraZeneca
A previsão do Ministério da Saúde de entrega da vacina da AstraZeneca pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em agosto e setembro é insuficiente para concluir a imunização dos brasileiros que receberam a primeira dose em maio e junho. Por essa razão, entre 3,1 milhões e 17,2 milhões de pessoas podem ficar com a segunda dose atrasada no Brasil. Devido a esse motivo, foi autorizada a aplicação da vacina da Pfizer em substituição. Estudos apontam que a administração da AstraZeneca com a Pfizer aumentam o número de anticorpos.