A Defesa Civil de Minas Gerais informou neste domingo (27) que as buscas por vítimas da barragem em Brumadinho foram retomadas depois que foi descartado o risco de um novo rompimento de uma barragem de água do complexo da Vale na cidade. As pessoas que foram retiradas de suas casas poderão voltar, afirmou o tenente-coronel da Defesa Civil, Flávio Godinho.
Segundo Godinho, a barragem 6 ainda está sendo monitorada e drenada. Os níveis de água continuarão sendo medidos e novos alertas podem ser emitidos em caso de risco.
Mais cedo, Godinho informou que 37 pessoas morreram e 192 foram resgatadas por bombeiros. Outras 287 pessoas são consideradas desaparecidas. Os parentes de desaparecidos podem entrar em contato por meio dos telefones 0800 528 7000 e 0800 821 5000 para cadastrar os nomes de familiares.
Dos 37 mortos, 16 já foram identificados. Oito corpos foram entregues às famílias para sepultamento. De acordo com a Polícia Civil, a identificação das vítimas é difícil devido ao estado em que os corpos se encontram. Além do reconhecimento por familiares, a identificação é feita por digitais, arcada dentária e DNA.
O porta-voz do Corpo de Bombeiros, Pedro Aihara, afirmou que, apesar do período de interrupção das buscas, ainda existe chance de encontrar sobreviventes. “À medida que o tempo passa, a chance diminui. Mas sabemos que, ainda assim, é possível encontrar pessoas vivas”, disse.
Foto: REUTERS/Washington Alves