OķA Secretaria Especial de Integração Metropolitana, do Município do Rio reunirá, nesta quinta-feira (28), às 16h, no Palácio da Cidade, secretários de Meio Ambiente, entidades governamentais e sociedade civil para discutir sobre a segurança hídrica e os desafios de abastecimento para a metrópole fluminense. O foco do debate será o Rio Paraíba do Sul.
Considerado o principal manancial de abastecimento da Região Metropolitana, o Paraíba do Sul concentra o provimento de 74% da população do estado do Rio de Janeiro. “A revitalização ambiental desse manancial é fundamental, bem como ações de segurança hídrica que discutam o controle e monitoramento de acidentes industriais e de transportes de cargas perigosas, por isso estamos abrindo debates que possibilitem a busca de soluções”, explica o secretário de Integração Metropolitana, Alberto Szafran.
Programação:
1º Painel – A escassez hídrica do Rio Paraíba do Sul e seu impacto atual e futuro para o Rio de Janeiro
João Thomaz Araújo Ferreira da Costa – Eng. Ambiental – Representante da Comissão Ambiental do Sul Fluminense
2º Painel – Nas águas do Rio Paraíba do Sul – Gestão e Conflitos
André Luis de Paula Marques – Especialista em saneamento e recursos hídricos.
3º Painel – Os Desafios do Sistema de Abastecimento de Água da Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Miguel Alvarenga Fernández y Fernández – Presidente da seção do Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-Rio)
4º Painel – A nova fonte de suprimento de água para o Grande Rio no século 21
Francisco Filardi – Engenheiro civil. Foi superintendente do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara entre 1995 e 1998. Ex-presidente do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro.